Ir para conteúdo principal
Ir para conteúdo principal Logotipo Guaporé
conteúdo do menu
Conteúdo Principal conteúdo principal
03/12/2019 Sec. de Turismo, Cultura, Esporte
COMPARTILHAR NOTÍCIA

Guaporé na rota do projeto “Natal nos Trilhos”

Atrações artísticas e musicais, que estão sendo formatadas, brindarão a chegada do trem na Estação Ferroviária

A comunidade de Guaporé, uma das mais entusiastas quanto a reativação do trem de passageiros pela EF-491 – Ferrovia do Trigo, comemora mais uma ação de fortalecimento da proposta que há duas décadas está sendo lutada por entidades e Poderes Executivos pertencentes ao Vale do Taquari e parte da Serra Gaúcha. Assim como aconteceu em 2018, o projeto “Natal nos Trilhos”, realizado pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) em parceria com a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e empresa Rumo, brindará os guaporenses no mês de dezembro.

Única na América do Sul, a Maria Fumaça Mallet 204 percorrerá 36 cidades gaúchas e catarinenses entre os dias 20 de novembro e 15 de dezembro. Na “Capital da Hospitalidade” a festividade está marcada para o dia 5 de dezembro. O trem, puxado pela histórica locomotiva movida a carvão, chegará por volta das 20h30min. Conforme o vice presidente da ABPF, Marlon Ilg, não haverá, assim como ocorreu nos meses de agosto e setembro, a possibilidade da comunidade adquirir bilhetes e embarcar no trem para um passeio pela mais bela região.

“A finalidade é mostrarmos as comunidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina a riqueza e o patrimônio férreo que possuímos, fazendo com que se desperte o interesse de todos para a reativação dos passeios a malha ferroviária no Brasil para que seja utilizada para transporte de passageiros. Além disso, o mais importante é a magia de todos com a proximidade do Natal. A Maria Fumaça e outros vagões, assim como aconteceu em 2018, estarão iluminados, trazendo muita ‘luz’, sonhos e magia. Viagem que mexe com os sentidos e as emoções”, destacou Ilg.

A Administração Municipal, através da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, está montando uma programação especial para que a comunidade possam encantar-se com a chegada da Maria Fumaça Mallet.

“Estamos elaborando algumas apresentações artísticas e musicais para o Happy Hour nos Trilhos. Vamos receber o trem decorado de Natal na Estação Ferroviária com os shows de Thiago Reder acústico, Rockustica e Tarja Preta. Haverá a comercialização de artesanato e salgados e doces. Acreditamos que será um espetáculo. Em 2018, mesmo com o tempo chuvoso, tivemos centenas de pessoas que lotaram o local. Agora queremos mais e para isso estamos elaborando uma programação especial”, disse a secretária Cristiane Viel.

A programação, conforme destacou Cristiane, terá início às 18h e se estenderá ao longo da noite.

Outras Notícias