03/10/2019 Sec. de Assistência Social e Habitação

Eleição 2019: Domingo é dia de eleger os novos conselheiros tutelares de Guaporé

12 candidatos concorrem a cinco vagas de titulares. Votação, nas dependências do Fórum das 8h às 17h, não é obrigatória aos eleitores guaporenses

Eleitores da “Capital da Hospitalidade” estão sendo convidados a participar da eleição que elegerá os conselheiros tutelares titulares e suplentes que vão trabalhar em prol dos direitos das crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos. A votação acontece no domingo, dia 6 de outubro, das 8h às 17h, nas dependências do Fórum da Comarca de Guaporé.

O maior desafio dos 12 candidatos que concorrem as cinco vagas para titulares, Alexandra De Almeida (01-Alexandra), Alexandra Isabel Chaves (02-Xanda), Eli Ramos Vieira (03-Eli), Eloí Maria Zanchin (04-Eloí), Fabiana Alves Branco Belini (05-Fabi Belini), Jorge Luis Flores da Silva (06-Jorginho), Katiusca Rodrigues Silveira (07-Katthy), Mara Muller Antunes (08-Mara), Rafael Ostemberg do Nascimento (09-Rafa Ostemberg), Roberto Mendes Camargo (10-Beto Camargo), Rosane Regina Cecon Locatelli (11-Rose) e Soleine Maria Fiorentin (12-Soleine), é fazer com que os eleitores se dirijam a urna.  A votação é facultativa.

Em 2015, participaram do pleito, conforme o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), 1.451 eleitores. Eram nove os candidatos postulantes as vagas. A expectativa, conforme o presidente do COMDICA, Estevão Sgorla, é que o número de votantes seja superior.

“É a segunda vez que há eleição direta e unificada em todo o país e isso faz com que tenhamos uma maior divulgação. Em Guaporé, o COMDICA, juntamente com os candidatos, tem se empenhado para aumentar o número de eleitores. Acreditamos que mais de duas mil pessoas irão participar do pleito. Aumentar a participação é um dos nossos objetivos. Isso proporciona maior legitimidade para os conselheiros eleitos”, disse.

Sgorla lembra que somente poderão votar os eleitores inscritos em Guaporé.

“Eles deverão apresentar o título de eleitor e documento com foto para poder exercer o ato de cidadania. A urna de votação estará nas dependências do Fórum de Justiça da Comarca de Guaporé. É importante que todos estejam munidos da documentação para que o processo eleitoral seja célere e não tenhamos fila”, disse o presidente do COMDICA.

O conselheiro tutelar eleito através do voto receberá mensalmente o valor de R$ 1.994,78/bruto. A posse dos eleitos para o Conselho Tutelar está marcada para o dia 10 de janeiro de 2020, sendo que o mandato encerra no dia 10 de janeiro de 2024.