Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
PROGRAMAS, AÇÕES, PROJETOS E OBRAS
Selecione por ano:
Selecione por categoria:
Pesquisar:
Acoes e Projetos
20/12/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Guaporé desenvolve políticas públicas em Saúde e promove qualidade de vida
30/11/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Arte, cidadania e dois carros 0 km para comemorar 113 anos
17/11/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Amanhã é dia de mutirão em Guaporé!
Amanhã é dia de mutirão em Guaporé! Gremistas, colorados, todos! Não há rivalidade na solidariedade. Vamos ajudar no abastecimento do banco de sangue do Hemopasso, de Passo Fundo, que atende toda a nossa região.
10/11/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Guaporé é reconhecida no Prêmio Gestor Público 2016
08/11/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Rota das paixões: o primeiro roteiro turístico de Guaporé
18/10/2016 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Olimpíadas Escolares está movimentando a rede pública de ensino de Guaporé
Olimpíadas Escolares reúnem cerca de 300 alunos da rede pública

Começou segunda-feira (17), na Escola Bandeirante, as Olimpíadas Escolares de Guaporé. A competição reúne cerca de 300 estudantes da rede pública de ensino nas modalidades futsal, vôlei, xadrez e rústica, categorias masculino e feminino. O encerramento dos jogos está marcado para o dia 24 de outubro.
08/11/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Campanha de Vacinação
Campanha de Vacinação
03/11/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Campanha de Vacinação
Campanha de Vacinação
29/09/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA INSTALAÇÃO DO 1º FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA INSTALAÇÃO DO 1º FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM PROL DA RECONSTRUÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM 16/10/2014 AS 8:30H NA CASA DA CULTURA
04/08/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Município de Guaporé inicia vacinação da Hepatite A em setembro
Com a ampliação do Calendário Nacional de Vacinação em 2014, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) está introduzindo a vacina adsorvida da hepatite A (inativada).
Apresentando alta prevalência nos países com precárias condições sanitárias e socioeconômicas, a Hepatite A constitui um preocupante problema de saúde pública no Brasil. Os dados epidemiológicos nacionais evidenciam padrão de distribuição universal e magnitude que varia de região para região.
O Município de Guaporé – RS iniciará a vacinação no mês de setembro, após receber o quantitativo da 5ª Coordenadoria Estadual de Saúde de Caxias do Sul, seguindo as orientações do programa Nacional de Imunizações.
Conforme o setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, o público alvo da vacinação são crianças de 12 meses até menores de dois anos (um ano, 11 meses e 29 dias). Lembrando que a vacina pode ser administrada concomitantemente com qualquer vacina do calendário nacional.

Sobre a doença
A hepatite A é habitualmente benigna, pode raramente apresentar uma forma grave (aguda, e fulminante), levando a hospitalização e ao óbito (2º a 7% dos casos de IHA). As crianças menores de 13 anos foram responsáveis por 68,7% dos casos confirmados e constituem o grupo etário com as maiores taxas de incidência da doença. A prevenção desta doença viral continua a ser a arma mais importante para seu controle, pois não existem medicamentos antivirais específicos contra a doença. Por este motivo o PNI introduzira a vacina adsorvida hepatite A (inativada) para a coorte de crianças de 12 meses de idade, a fim de protegê-las dessa doença futuramente.
01/08/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Unidades de Saúde comemoram Semana Mundial de Aleitamento Materno
A primeira semana de agosto é alusiva a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que faz parte de uma história mundial focada na Sobrevivência, Proteção e Desenvolvimento da Criança.
Criada em 1948 pela Organização Mundial de Saúde – OMS, a Semana está entre suas principais ações voltada a saúde da criança, devido a grande preocupação com a mortalidade infantil. Em 1990, um encontro organizado pela OMS e UNICEF resultou um documento adotado por organizações governamentais e não governamentais, assim como, por defensores da amamentação de vários países, entre eles o Brasil.
Integrando essa importante causa, a Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé – RS, também estará participando da Semana Mundial de Aleitamento Materno que inicia nesta sexta-feira (01/08) até a quinta-feira (07) utilizando um Laço Dourado como símbolo da amamentação.
Conforme a Secretaria, durante toda a semana todas as unidades de saúde do Município estarão utilizando o laço dourado, além de distribuírem material explicativo nas salas de espera, principalmente para gestantes.
“Além do carinho, o leite materno oferece tudo que o bebê precisa no início da vida. Criança amamentada é criança bem alimentada e melhor preparada para crescer com mais saúde”, salienta.

Significado do Laço Dourado como símbolo da amamentação

O Laço Dourado, além de ser um símbolo de comunicação social, possui um significado dentro do seu desenho. É em si, uma maneira de promovermos o valor da amamentação para a sociedade.
Ouro: a cor dourada para o laço simboliza que a amamentação é o padrão ouro para a alimentação infantil, ante a qual toda alternativa deve ser comparada e questionada.
O laço: Cada parte do laço mostra uma mensagem especial:
* Uma parte do laço representa a MÃE.
* A outra parte, representa a CRIANÇA.
* O laço é simétrico, dizendo-nos que a mãe e a criança são ambos vitais para o sucesso da amamentação – igualmente necessários.
* O nó é o PAI, a família e a sociedade - sem o nó, não haveria o laço; sem o apoio, a amamentação não seria exitosa.
As pontas do laço são o futuro: o aleitamento materno exclusivo por 6 meses e a amamentação continuada por 2 anos ou mais, com a adequada introdução de alimentos e um espaçamento das gestações preferencialmente de 3 anos ou mais; dando a mulher o tempo necessário para assegurar o cuidado da saúde, crescimento e desenvolvimento da criança.
31/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Secretaria Municipal da Saúde realiza ação em prol da Saúde do Homem
Na véspera do Dia dos Pais, a Secretaria Municipal de Saúde de Guaporé-RS realiza diversos atos direcionados a Política de Saúde do Homem na Praça Vespasiano Corrêa, no centro da cidade. A ação acontece no sábado (09/08) das 08h às 12hs onde os pais, esposos, avôs e namorados são convidados a verificar a pressão arterial, realizar testes de glicose, informações nutricionais, além de receber folders de diversas áreas da saúde do homem.
Não se esqueça: “Homem que se cuida não perde o melhor da vida".
29/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Vila Verde contará com Oficinas da Secretaria de Assistência Social
A comunidade do Loteamento Nossa Senhora do Caravaggio, conhecido como Vila Verde em Guaporé-RS, poderá contar nos próximos dias com mais uma opção de cultura e lazer.
Para isso, o primeiro passo foi dado na sexta-feira (25/07), quando o Município de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação assinou um temo de comodato com a Associação Famílias em Solidariedade – Vila Verde - AFASO, com o objetivo de realizar oficinas voltadas para o público infanto-juvenil.
O imóvel, com área de 2.160 m² possui um prédio em alvenaria composto de quatro salas, dois banheiros e cozinha que abrigará primeiramente as oficinas de dança, artesanato e teatro.
Atualmente a Secretaria, através do CRAS e do CREAS, atende aproximadamente mil pessoas, entre crianças, adolescentes, adultos e idosos nas oficinas de informática, música (coral, violão e banda), jardinagem, artesanato, futsal, dança e teatro na SMASH, Centro Ocupacional Bruno José Campos - Horta Comunitária, APAE, Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, Associação dos Idosos Recanto da Amizade e Associação Amigos de Santa Rita, nos turnos da manhã, tarde e noite.
Buscando contemplar o público da Vila Verde, a partir de agosto serão abertas novas turmas de artesanato, dança e teatro no turno da tarde, nas dependências da AFASO, conhecida como Centro Santa Clara.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação – Rua Guilherme Mantese, 570 (antiga UCS).
23/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Inicia formatação do Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Guaporé
Com data prevista para iniciar no mês de setembro, o Campeonato Municipal de Futebol de Campo de Guaporé – RS começou sua formatação no dia 23 de junho, em uma reunião na Casa da Cultura para entrega das fichas de inscrição.
A data limite para retirada das fichas de inscrição e a próxima reunião, acontece na quarta-feira (20/08), onde será definida a formatação do Campeonato.
Promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Guaporé, através do Conselho Municipal de Desporto (CMD), o Campeonato de 2013 contou com 20 equipes, sendo oito na Primeira Divisão, sete na Segunda e cinco na Categoria Master. No mesmo ano, a equipe do A.E. São José conquistou o Campeonato da Primeira Divisão, o Vila Verde a Segunda e o E.C. Kau Joias a Categoria Master.
21/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Educadores de Guaporé participam de Seminário de Formação Continuada
Em mais uma proposta de formação da Rede Municipal de Ensino de Guaporé – RS, realizou-se o Seminário: A Escola e os paradigmas da contemporaneidade. Contou com aproximadamente 400 educadores de oito escolas, teve início na segunda-feira (14/07) e se estendeu até a sexta-feira (18) no Clube União Guaporense, o Seminário integra o Projeto da Rede Municipal de Educação: “Guaporé: Todos somos responsáveis pela VIVAcidade”.
Dividido em quatro encontros, o Seminário faz parte da formação de educadores da rede municipal de ensino, que além de ser uma obrigação, prevista na LDB 9394/2006 e contemplada no Plano de Carreira do Magistério Publico Municipal, é uma responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, a qual prioriza a capacitação dos profissionais tendo em vista a qualidade do ensino prestado.
O seminário foi desenvolvido pelo SENAI/Guaporé, com direito à certificação de todos os inscritos que obtiveram, no mínimo, 75% de frequência satisfatória.
Com o salão do Clube União Guaporense lotado nas quatro noites, os educadores puderam aprender e refletir com: Dado Schneider, que falou sobre “Digiriatria: Seremos todos velhos digitais”; Elaine Monteiro, “Relacionamentos, oportunidades e desafios”, Daltro Lanner Monteiro, sobre “Educação para a nova era” e o encerramento com Jorge Trevisol com o tema “ Educação: Um caminho a partir da interioridade humana”.
Em todas as palestras, foram abordados assuntos ligados a atualidade, ou seja, o dia a dia nas salas de aula, como a educação voltada à interioridade humana, educação na era digital e as transformações decorrentes desta, focando na nova geração. Os profissionais da educação certamente foram alimentados com uma nova visão de ensino-aprendizagem e para ser agente de transformação parte do interesse de cada um.
18/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Governo
CCEAG lança Campanha Vista + 1 (Bebê)
O Grupo de Voluntárias do Conselho Coordenador de Entidades Assistenciais de Guaporé (CCEAG) lança este mês de julho a Campanha Vista + 1 (Bebê). O objetivo é lembrar às mamães que as roupinhas que seu bebê deixou de usar como: meias, sapatinhos, casaquinhos, cueiros, fraldas descartáveis, entre outros, podem vestir outros bebês e até mesmo crianças.
As doações podem ser realizadas através do telefone (54) 3443-1159 ou na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Rua Guilherme Mantese n° 570, Bairro Centro.
17/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Governo
Município de Guaporé abre licitação para venda de lotes no Cemitério Públic
O Município de Guaporé, através da Secretaria Municipal da Fazenda abre licitação para a venda de lotes no Cemitério Municipal do tipo maior oferta, exclusiva para a construção de jazigos com até três gavetas. São 22 lotes de 2,75m² cada (1,10 x 2,50m²), no valor de R$ 1.900 ao metro quadrado, sendo que o valor mínimo será de R$ 5.225.
Para participar da venda, o interessado deverá comparecer a Secretaria Municipal da Fazenda com Jader, munidos dos documentos de CPF, Identidade e com comprovante de pagamento de Caução no valor de R$ 285.
Os documentos devem ser entregues até às 9h30m da quinta-feira (31/07) no Setor de Licitações da Prefeitura de Guaporé.
A escolha dos lotes será definida pelo maior valor, assim se houverem propostas iguais, o critério de desempate será o sorteio.
Informações e dúvidas podem ser esclarecidas no Setor de Arrecadação da Secretaria Municipal da Fazenda
15/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Reinaugurada oficialmente a EMEI Pinguinho de Gente em Guaporé
A entrega oficial da reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente em Guaporé – RS aconteceu na sexta-feira (11/07) e contou com a presença de autoridades, comunidade e alunos.
Localizada no Bairro Nossa Senhora da Saúde a EMEI Pinguinho de Gente se destaca pelo pioneirismo sendo a primeira creche do Município. Tanto os aventais das crianças, quanto os móveis, utensílios e a decoração com motivos infantis foram confeccionados pela equipe.

Com a reforma, a Escola passa a atender até 254 crianças de zero a cinco anos em turno integral, sendo que para isso, são necessários 56 funcionários, entre cozinheiras, educadoras e diretora.

A reforma e ampliação da EMEI Pinguinho de Gente teve início no mês de novembro de 2013 e foram investidos o valor de R$ 642.535,90, oriundos da Manutenção de Desenvolvimento e Ensino (MDE) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

No encerramento, a comunidade foi convidada a conhecer as novas dependências da EMEI Pinguinho de Gente.
15/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Guaporé recebe Selo Município Livre de Analfabetismo
O Ministério da Educação e Cultura (MEC) concedeu neste mês à Secretaria Municipal de Educação de Guaporé - RS o selo Município Livre de Analfabetismo. A cidade atingiu mais de 96% de alfabetização, com base nos dados do Centro Demográfico do IBGE de 2010.
O título é concedido pelo Ministério de Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão e está previsto no Decreto 6.093, de 24 de abril de 2007. No Rio Grande do Sul 40 municípios receberam a certificação, sendo que no País foram 207.
O município possui mais de 10 cidadãos matriculados em programas de alfabetização.
A cidade conta com o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), que busca atender as pessoas que interromperam os estudos na idade escolar. O currículo do EJA oferece ensinamentos até o 9º ano do ensino fundamental.
A EJA da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum foi o grande responsável na obtenção desse índice tão significativo para o nosso município e certamente o todo o empenho das demais escolas da municipalidade. A todos os professores, nosso agradecimento pelo comprometimento com a educação de Guaporé.
15/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Aluna da EMEF Imaculada Conceição é premiada na 9ª Olimpíada de Matemática
Iniciada em 2005, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, e tem como objetivo estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
A olimpíada vem crescendo a cada ano, criando um ambiente estimulante para o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país.
Em 2013, mais de 18.762.859 alunos de 47 mil Escolas foram inscritos, confirmando os sucessivos recordes de participação fazem da OBMEP a maior Olimpíada de Matemática do mundo.
Desses inscritos, a aluna do oitavo ano, Luiza Fellini Panassolo da Escola Municipal Imaculada Conceição de Guaporé – RS foi premiada com a medalha de Bronze na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas Públicas – OMEP 2013.
A entrega da medalha e do certificado aconteceu na segunda-feira (14/07) no Auditório da EMEF Imaculada Conceição com a presença de alunos, professores, diretora e da Secretária Municipal de Educação em Exercício, Valéria Prestes.
A medalha conquistada pela aluna Luiza é um presente para toda comunidade escolar e serve como exemplo para os alunos do nosso Município, salienta a Diretora da EMEF Imaculada Conceição.
04/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Sec. da Educação e Turismo iniciam preparativos para eventos de Setembro
Mesmo faltando cerca de dois meses para a Semana da Pátria, o Município de Guaporé – RS, através das Secretarias da Educação e do Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico já iniciaram os preparativos.
A primeira reunião para definir a data e demais detalhes aconteceu na terça-feira (01/07), na Casa da Cultura, e contou com a participação dos diretores das escolas municipais e presidentes de entidades, além de integrantes das Secretarias responsáveis pela organização do evento.
As comemorações da Semana da Pátria irão acontecer nos mesmos moldes do ano passado, com a abertura e encerramento na Praça Vespasiano Corrêa e com apresentações em homenagem à Pátria nas Escolas.
A Secretaria da Educação irá divulgar em breve a programação completa da Semana da Pátria em Guaporé, que tem abertura prevista para a segunda-feira (1º) e encerramento no domingo (07/07).

Além das comemorações alusivas à Semana da Pátria, as duas pastas também iniciaram os preparativos para a Feira do Livro, que deverá acontecer logo após a Semana da Pátria.
Após o sucesso da primeira edição, realizada em 2013, a Feira deve ganhar, neste ano, uma estrutura montada na Praça Vespasiano Corrêa, composta por um grande palco que irá receber vários eventos.
A Feira do Livro de 2014 acontece de 07 a 10/09 e contará com livrarias para compra, espetáculos e palestras com escritores, mas a programação será divulgada nas próximas semanas.
01/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Diretor Executivo da RGE recebe reivindicações da comunidade guaporense
Devido aos frequentes problemas de falta e queda de energia elétrica apontados por moradores de alguns bairros do Município como São Cristóvão, Santo André e na Linha 21 de Abril, os Poderes Executivo e Legislativo de Guaporé – RS solicitaram junto a Regional da Rio Grande Energia – RGE em Nova Prata, uma reunião para repassar a situação enfrentada pela comunidade guaporense.
Assim, na última quarta-feira (25/06), o diretor executivo da RGE de Nova Prata, Umberto Ossigui Santana que assumiu a Regional de Guaporé em substituição a Polyanna Souza da Cunha, transferida para a cidade de Gravataí, compareceram à uma reunião no Gabinete do Prefeito Municipal de Guaporé, Paulo Mazutti.
Na oportunidade estiveram presentes o Vice-Prefeito Municipal, Emílio Carlos Zanon, o Secretário Municipal da Agricultura, Cleto Antônio Salvagni e o Presidente da Câmara de Vereadores, Vitor Hugo Zardo, que na oportunidade entregou ao diretor da RGE, algumas solicitações encaminhadas pelos moradores que identificam postos específicos de falta e queda de energia.
Conforme, Umberto que assumiu o cargo de diretor executivo da Regional de Nova Prata, os pedidos serão analisados individualmente e serão tomadas as devidas providências.
01/07/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Bombeiros recebem do Município veículo para prevenção de incêndio
Integrando a Semana Municipal de Combate a Incêndios, os Bombeiros de Guaporé – RS receberam do Executivo Municipal na segunda-feira (30/06) um veículo Voyage 2014 quatro portas para o trabalho de prevenção. No valor de R$ 44.900,00 o veículo foi adquirido através do Fundo Reequipamento Bombeiros (FUNREBOM).
O veículo será de grande importância para a fiscalização de áreas de risco, prevenção e vistoria na sede e nos nove municípios em que os Bombeiros de Guaporé atuam.
A renovação da frota através da aquisição desse veículo leve, reflete a parceria dos Bombeiros com a comunidade guaporense, que sempre está pronta para colaborar com o nosso trabalho.
Tanto o Executivo, quanto a comunidade sempre foram um grande parceiro dos Bombeiros. A parceria teve início desde a construção do prédio, processeguindo agora com o veículo.
Na mesma ocasião, o Prefeito juntamente com mais nove pessoas e entidades receberam uma homenagem pela colaboração da manutenção do Corpo de Bombeiros.
30/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Meio Ambiente
Sec do Meio Ambiente recolherá de embalagens vazias de agrotóxicos
O Brasil é recordista mundial no recolhimento de embalagens de agrotóxicos, sendo que nos últimos dez anos, o percentual de embalagens plásticas colocadas no mercado que são recolhidas pela indústria após o uso do produto nas lavouras atingiu 95%. Contribuindo com esse índice, o Município de Guaporé – RS, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza na sexta-feira (25/07) a Campanha de Recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
O recebimento acontece das 8h às 11h30min na Linha Oitava Santo Antônio, Distrito Colombo, além dos pontos de venda: Agro Comercial Breda, Cereais Marcuzzo e Cereais Menin que já iniciam o recolhimento a partir de terça-feira (1º/07), prosseguindo até o dia da Campanha.
A devolução das embalagens de agrotóxicos pelo produtor passou a ser obrigatória desde 2002, conforme a Lei Federal nº 9.974, regulamentada pelo Decreto Federal nº 4.074, que determinou a responsabilidade compartilhada.
Os resíduos dos agrotóxicos são nocivos ao meio ambiente e à saúde dos animais e dos seres humanos.
Os riscos de contaminação são os piores possíveis. Quando as embalagens são abandonadas no ambiente, enterradas ou descartadas em aterros, podem infectar o solo e os rios. Além de colocar em risco a saúde de animais e do próprio homem.
Para a entrega, o agricultor deve preparar as embalagens realizando a tríplice lavagem, descartando o líquido dentro do pulverizador para o total aproveitamento do produto, furar o fundo das embalagens e acondicionar as tampas em sacolas plásticas comuns.
Existe uma cadeia de responsabilidade, que começa no momento da compra do agrotóxico. As revendas, as cooperativas ou as distribuidoras são obrigadas a colocar, na nota fiscal, o local de recebimento dessas embalagens. Depois disso, a indústria fabricante recolhe, e fica responsável por enviar para a reciclagem ou encaminhar para destino final.
26/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Administração
João Pedro Ortiz Filho e José Tedoldi são as denominações de novas ruas
A Administração Pública Municipal de Guaporé – RS, através da lei n.º 3509/2014, de 24 de junho de 2014 denomina duas ruas no Loteamento Bella Vista no Bairro Conceição.
A atual Rua 01 passa a ser denominada de “João Pedro Ortiz Filho” e a Rua 02, se chamará de “José Tedoldi”.
A lei completa está disponível no site do Município no Endereço www.guapore;rs.gov.br, no link Legislação/Leis.
25/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Alistamento Militar encerra na próxima segunda-feira
A Junta de Serviço Militar de Guaporé – RS informa que o período de alistamento para a classe 1996, encerra na próxima segunda-feira (30/06).
O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino, no ano em que completarem 18 anos de idade.
Em Guaporé o alistamento militar é realizado na Junta de Serviço Militar localizada na Rua Guilherme Mantese nº 570 – Centro, nos seguintes horários: das 08h30min às 11h30min e das 13h30min as l7h30min.

Os documentos necessários para o alistamento são:
• Duas fotos 3x4 recente sem cobertura;
• Carteira de Identidade; e
• CPF (para quem possui); ou
• Certidão de Nascimento ou casamento.
21/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Empreendimentos Turísticos é tema de curso realizado pela Amturvales
O curso Gestão de Empreendimentos Turísticos, oferecido pela Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) em parceria com o Município de Guaporé – RS, através da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico aconteceu na terça (17) e quarta-feira (18/06) no Auditório da Casa da Cultura, visando a Qualificação de Recursos Humanos para o Turismo.
Ministrado pela professora de Empreendedorismo da Univates, Denise Zen Pretto, o curso contou com a participação de 16 inscritos de Guaporé e Região e abordou entre os temas a concepção e gestão de empresas turísticas; plano de negócio; identificação de oportunidades e ameaças; processos de gerenciamento de empreendimentos turísticos e planejamento e controle das atividades e dos resultados organizacionais.
Na abertura, o Vice-Presidente da Amturvales, Gilberto Antônio Keller apontou a importância dos cursos oferecidos gratuitamente pela Amturvales, destacando que com a venda da rota da Região dos Vales pela empresa de viagens CVC, muitos turistas passarão a visitar o local.

O turismo no Município de Guaporé vem crescendo constantemente, através das provas automobilísticas e das compras de joias folheadas e lingeries, isso faz com que esses cursos de Gestão em Turismo sejam essenciais para o bom atendimento ao turista, acredita a Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico.
18/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Matrículas e rematrículas do EJA iniciam no dia 30 de junho
A partir de segunda-feira (30/06) estão abertas as matrículas e rematrículas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum em Guaporé – RS.
Os interessados têm até a sexta-feira (11/07) para realizarem a solicitação na secretaria da Escola no horário da manhã, das 7h30min às 11h30min e à tarde das 13h30min às 17 horas.
Para a matrícula dos alunos novos é necessária a apresentação dos documentos de Identidade, CPF, Carteira de Trabalho ou comprovante de trabalho, além do Histórico Escolar. Os alunos de 16 a 18 anos a matrícula deverá ser realizada pelos pais ou responsáveis.
A rematrícula não é automática, portanto, para cursar uma nova série, o responsável (do aluno menor de idade) deverá comparecer junto à secretaria da escola para atualizar os dados cadastrais. Alunos maiores podem realizar a própria rematrícula.
16/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Premiação da Bocha 48-16m reúne bochófilos na Soc. São José - Fernando Abot
A grande confraternização reuniu na noite de sexta-feira (13/06) no Salão Comunitário da Linha São José – Fernando Abot os melhores da Bocha 48-16m de Guaporé – RS. A equipe anfitriã, que além de conquistar o título, também sediou o jantar de premiação que envolveu todas as equipes participantes.
Após três meses, o Campeonato Municipal de Bocha reuniu nove equipes inscritas: CTG Última Tropeada, Sociedade Grêmio Bochófilo Gaúcho, Sociedade Santo Antônio-28, Sociedade 1º de Maio, Sociedade Santa Lúcia- L.5ª, Linha São José-Fernando Abot, Sociedade Santo Antônio-Britola e Sociedade 15 de Novembro.
O campeonato foi uma promoção da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, sob a coordenação do Conselho Municipal do desporto, juntamente com as Capelas e Sociedades do Município.
A premiação também contou com a entrega de troféus as equipes participantes que foram:
Sociedade São Marcos – Usina
CTG Última Tropeada
Sociedade Santo Antônio – 28
Sociedade Linha 5ª – Santa Lúcia
Sociedade 1º de Maio

Confira a galeria
1º Lugar – Sociedade linha São José – Fernando Abott
2º Lugar – Sociedade 15 de Novembro
3º Lugar – Sociedade Grêmio Bochófilo Gaúcho
4º Lugar – Sociedade Santo Antônio Britola
16/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Centenas de pessoas passaram pelo Feirão de Roupas e Calçados de Guaporé
Após o encerramento da Campanha do Agasalho 2014, o Conselho Coordenador de Entidades Assistenciais de Guaporé - CCEAG e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realizaram o Feirão do Agasalho.
O feirão aconteceu no sábado (07/06), nas dependências do Complexo Marcelino Champagnat – Antigo Núcleo Universitário, onde centenas de pessoas de diversos bairros do município e do interior passaram pelo local e puderam adquirir mais de seis mil por preços simbólicos. Além disso, calçados, brinquedos e muitas peças de agasalho também foram doados.
No entanto, para beneficiar as famílias que não puderam comparecer ao Feirão no sábado, foi também foi aberto durante a semana seguinte para a doação de todas as roupas e calçados restantes.
Os recursos arrecadados com a venda simbólica das peças serão administrados pelo Grupo de Voluntárias do CCEAG e revertidos às famílias em situação de vulnerabilidade social.
Participaram da realização do Feirão as voluntárias do Conselho Coordenador de Entidades Assistenciais de Guaporé (Iliane, Silvania, Carmem, Mari Luci, Loreni, Mônica, Aloma e Sirlei), funcionários e Secretário da Assistência Social e Habitação, Valcir Fanton e membros da Defesa Civil.
12/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Meio Ambiente
Secretarias do Meio Ambiente e Agricultura realizam melhorias do centro
Considerado o coração do Município, a área central de Guaporé – RS reúne durante todo o ano, vários eventos como Semana Farroupilha, Festividades de Santo Antônio, entre outros, além disso, é o ponto de encontro das famílias e dos jovens nos finais de semana. Pensando em tudo isso, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura vem desenvolvendo nas últimas semanas, diversas melhorias que vem de encontro a qualidade de vida da comunidade.

Na sexta-feira (06/06) foi realizada uma grande faxina na Praça Vespasiano Corrêa, onde as plantas mortas foram arrancadas e outras foram podadas, para dar mais claridade ao local.

Já na quarta-feira (11) foram instadas cinco lixeiras seletivas na Rua Monsenhor Scalabrini, local muito utilizado para os encontros da juventude guaporense.

Após a instalação de placas em dezembro de 2013, agora colocamos as lixeiras para que as garrafas, embalagens e sacolas tenham o destino correto.

Outra ação desenvolvida pela pasta foi a poda de árvores a pedido da Brigada Militar de Guaporé, como em frente a Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sociedade 1º de Maio, entre outros.

As podas foram realizadas em locais onde estão instaladas câmeras de segurança, para facilitar o monitoramento das ruas da cidade.
12/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Meio Ambiente
Cinco bicicletários são instalados no centro de Guaporé


Para que mais pessoas usem bicicletas - e assim melhorem sua qualidade de vida e contribuam para a sustentabilidade da cidade -, o Município de Guaporé – RS por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente instalou nesta quarta-feira (11/06), cinco bicicletários no centro da cidade.
Localizados no entorno da Praça Vespasiano Corrêa, o objetivo é incentivar a utilização da bicicleta como meio de transportE.

Os bicicleários estão instalados na Avenida Silvio Sanson, em frente à Prefeitura Municipal, Avenida Alberto Pasqualini, Manoel Francisco Guerreio, próximo a Igreja Matriz e estacionamento da Prefeitura Municipal.
10/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Meio Ambiente
Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico acontece nesta sexta-feira
A Primeira Campanha de recolhimento de Lixo Eletrônico em 2014 realizada no mês de Maio, foi considerada um sucesso. Na ocasião, foram recolhidos mais de 1700 itens como reatores, televisores de todos tamanhos, calhas de lâmpadas de emergência, carregador de celular, telefones, receptor de antena parabólica e peças de computadores como mouse, monitor, teclado e placa mãe.
Assim, o Município de Guaporé, através da Secretaria do Meio Ambiente, em parceria com o Grupo de Escoteiros Nacê realizam nesta sexta-feira (13/06) a Segunda Coleta de Lixo Eletrônico de 2014. A mobilização em prol ao Meio Ambiente acontece na Praça Vespasiano Corrêa das 9h às 16h, com atividades desenvolvidas pelos escoteiros.
Informações sobre a Campanha de Recolhimento de Lixo Eletrônico ou outros assuntos ligados ao Meio Ambiente podem ser obtidos no telefone da Secretaria (54) 3443-5987.
09/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Vinte e oito alunos participam de formatura da Primeira Etapa do PRONATEC
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaporé-RS, através do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou na quinta-feira (05/06) a formatura de 28 alunos na Primeira Etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) de 2014, nos cursos de Auxiliar Administrativo, Confeccionador de Lingerie e Moda Praia e Joalheiro.

Os cursos são oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, viabilizado pelo Governo Federal, gerenciado pelo Município de Guaporé e ministrado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

O evento ocorrido na Casa da Cultura contou com a presença dos formandos, familiares, equipe do PRONATEC, SENAI o do vice-prefeito Emílio Carlos Zanon, que lembrou que desde o início do Programa em Guaporé no ano de 2010, mais de 850 matrículas foram realizadas e mais de 600 alunos formados.

Em um mundo cada vez mais competitivo, é fundamental buscarmos conhecimento. Assim, parabenizo os formandos pela iniciativa de frequentar os cursos do Pronatec que certamente irão proporcionar um futuro cada vez melhor.

Confira os formados da Primeira Etapa do Pronatec de 2014:



Auxiliar Administrativo

Bruno Roza

Claudia Tavella

Cristiane Inês Giroldi

Gisele Lazzari

Gustavo dos Santos Trentin

Jéssica Ferreira

Letícia de Oliveira Pedron

Marciela Pongan de Souza

Rafaela Taborda

Sabrina Nunes Dias

Sonia Maria Barbosa Soares



Joealheiro

Adriani Mosfiak

Eladir Cardoso da Silva

Jocemir Ferreira Martins

Silvana Rodrigues da Costa

Sonia de Alavarenga

Aldrin Edwin de Lima Evangelista

Antônio Carlos dos Reis Martins

Felipe Strapazzon

Marcos Antônio Ben



Confeccionador de Lingerie e Moda Praia



Andreia Pagani Gonçalves

Denise Dellazzari

Fernanda Cristina Mangon Maraschin

Gelci Renato Maraschin

Maira Silva

Marilene Mangon

Quezea Silveira da Silva

Veronica Felix de Oliveira
09/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Rede Municipal de Ensino de Guaporé inclui peixe na alimentação
Comer bem traz inúmeros benefícios para a saúde, sendo que uma alimentação saudável é aquela que reúne todas as substâncias químicas de que o corpo precisa para funcionar corretamente. Requer muita diversidade de ingredientes em todas as refeições, com equilíbrio entre carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais.
Na fase pré-escolar ocorre o início do vínculo entre a criança e o alimento, pois ela começa a testar os sabores, sentir texturas e observar as cores dos alimentos para estabelecer seu poder de decisão sobre o que irão consumir.
O Município de Guaporé – RS possui atualmente cinco escolas de Educação Infantil e três de Ensino Fundamental, totalizando cerca de três mil alunos que todos os dias recebem almoço, onde os alimentos são provenientes de agroindústrias do próprio município.
Hoje, o Município gasta mais de 40% da verba repassada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a Alimentação Escolar em Agricultura Familiar, onde a obrigação é de no mínimo 30%.
Nossa intenção é chegar em 100% do repasse gastos em Agricultura Familiar, valorizando os produtores locais. Já temos para a próxima compra, fornecedores se programando para oferecer: cebola, cenoura, beterraba, doce de frutas (chimia) e ovos.

Os produtores locais realizam a entrega os produtos para a merenda escolar desde o início em 2010, fornecendo alimentos como repolho, tempero verde, chicória, chuchu, abobrinha, rúcula, couve chinesa (Laidi Ozekoski); Carne suína (Ari Paesi); alface (Hilário Gusbertti) e laranja, caqui, uva, bergamota, pêssego (Rivelino Rubetti) e a partir de 2014, outros agricultores passaram a fornecer alimentos para Rede Municipal de Educação como: (Mauro Moser) feijão; (Agroindústria Treviso) cuca e bolo; (Agroindústria Cristófoli) biscoito e massas; (Agroindústria Ortolan) farinha de milho; (Joel Grzebielukas) tomate; (Roberto Griza) batata doce; (Laticínios Moccelin) queijo fatiado e (Agroindústria Scalco) suco de uva.

Fonte abundante de proteínas, a carne de peixe, tem importante papel no crescimento e manutenção do organismo, além de ser rico em nutrientes e sais minerais tais como ferro, iodo, magnésio, cálcio, sódio, fósforo etc, e em vitaminas A, E, D, B2, B3, B12 e ácido fólico, fundamentais para o bom funcionamento o corpo.

Por todos esses benefícios, a partir do mês de junho de 2014, o peixe foi incluído na alimentação escolar da Educação Infantil todas as sextas-feiras e no Ensino Fundamental, uma vez ao mês. Para isso, foram adquiridos na primeira etapa 800 quilos de filé de tilápia da Natupeixe (Agroindústria certificada pelo selo gaúcho) pela Agricultura Familiar. Temos um consumo de 40 quilos por semana apenas para a Educação Infantil e 120 quilos quando serve toda a Rede uma vez no mês, tendo um consumo total mensal de 240 quilos.

A Secretaria Municipal de Educação está sempre em busca de novos fornecedores, que ofereçam mais variedade de alimentos para serem incluídos na alimentação escolar. Entre os projetos, existe a possibilidade de incluir frutas típicas da região que não tenham tradição e cultivo, mas que se adaptam bem ao clima como: goiaba, pera, kiwi, e ameixa.
A EMATER e a Secretaria Municipal da Agricultura têm sido parceiros na busca de produtores, além de oferecer apoio aos agricultores interessados na parceria.
09/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Município de Guaporé repassa mais de R$ 73 mil para entidades
A Administração Pública Municipal de Guaporé – RS concedeu repasse de valores a mais quatro entidades, para auxiliar em melhorias e dar continuidade a seus projetos. Os repasses somados chegam a R$ 73 mil. As assinaturas aconteceram na sexta-feira (27/05) no Gabinete do Prefeito, Paulo Mazutti.
Ao Lar da Criança Primo e Palmira Pandolfo, foi repassado o valor de R$ 10 mil, que servirá para aquisição de gêneros alimentícios, material de limpeza e higiene.
Para a Associação Pró-Eventos Intima Sul, o valor da contribuição foi de R$ 23.512,50, sendo R$ 8.100, oriundo do convênio firmado com a AGDI – Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento e R$ 15.412,50 como contrapartida do Município ao Convênio firmado entre as partes. O valor servirá para o custeio de despesas com locação e montagem de estandes.
Além disso, também foi repassado a Intima Sul, o valor de R$ 5 mil reais para o custeio de despesas com campanha publicitária, criação de folders, banners, mala direta, new letters, convites e cartazes.
A Agremiação Guaporense de Esportes (AGE) recebeu o repasse no valor de R$ 25 mil que servirá para pagamento de despesas de transporte das equipes de futsal, categorias de base, visando a participação no Campeonato Estadual de Futebol de Salão e Copa Piá.
Ao Centro Ocupacional Bruno José Campos – Horta Comunitária a subvenção social foi no valor de R$ 10 mil, que servirá para aquisição de combustível, pintura interna, manutenção do parque infantil e de veículo da entidade.
05/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Unidade Móvel do SEBRAE realiza mais de 20 atendimentos
Repetindo o sucesso de atendimentos em sua segunda passagem pelo Município de Guaporé – RS a Unidade Móvel do SEBRAE/RS auxiliou nesta terça-feira (04/06) 22 empreendedores Guaporenses que buscaram informações sobre abertura de empresas, dúvidas sobre enquadramento de Micro Empreendedores Individuais (MEI), marketing, plano de negócios, crédito e levantamento de necessidades e cursos. Além de orientações, a consultoria gratuita foi oferecida através de materiais informativos disponíveis.
A capacitação aconteceu através da parceria entre o Município de Guaporé, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, que sem dúvida trouxe benefícios aos empreendedores locais.
A busca pelo atendimento do SEBRAE em nosso Município vem crescendo constantemente. Isso significa que os empresários Guaporenses estão atentos no momento de abrir suas empresas e também na melhor forma de ampliar os seus negócios.
O Município possui inúmeras empresas de pequeno e médio porte e a parceria com o SEBRAE é de fundamental importância para que eles possam receber um apoio tanto para abrir como para ampliar seus negócios.

Ao realizarem o cadastro no SEBRAE Móvel, os empreendedores continuam recebendo o acompanhamento dos consultores, que sugerem cursos, palestras e orientações sobre o planejamento, abertura e gestão de micros e pequenos negócios.
05/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Pesagem dos beneficiários do Bolsa Família encerra no dia 30 de junho
A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação de Guaporé – RS, por meio do Comitê do Programa Bolsa Família comunica aos beneficiários, que a pesagem das crianças até 7 anos, meninas e mulheres (14 aos 44 anos) encerra na segunda-feira (30/06).
A pesagem acontece todas as segundas e terças-feiras na Sala de Pesagem da Secretaria de Assistência Social, localizado junto ao Complexo Marcelino Champagnat – Antiga UCS, na Rua Guilherme Mantese nº 570 – Centro de Guaporé.

Também é importante levar a Carteira de Vacinação e documentação caso haja alguma pendência ou atualização a ser feita como mudança de endereço ou de telefone.
05/06/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
EMEF Alexandre Bacchi e Jairo Brum se destacam em Concurso Cultural
O Sicredi Região dos Vales, realizou a 5ª edição do Concurso Desenhando, Escrevendo e Cooperando com o Sicredi com a temática “A vida é melhor quando é Cooperativa”. As escolas participaram do concurso, dividido em três níveis: 1º ao 4º ano (desenhos relacionados com o tema), 5º ao 6º (redações ou poesias de até 20 linhas) e do 7º ao 9º (redações ou poesias de até 30 linhas).
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alexandre Bacchi de Guaporé – RS, participou de todas as categorias, sendo que os alunos empenharam-se muito na realização de seus trabalhos, sempre acompanhados pelas professoras, que orientavam o trabalho em cada turma, com muita dedicação.

O comprometimento e o esforço dos alunos foram recompensados, pois nossa Escola foi selecionada em duas categorias, tendo como resultados o desenho da aluna do 3º Ano do Ensino Fundamental – Séries Iniciais, Mikhael dos Santos e a Poesia, da aluna do 6º Ano do Ensino Fundamental – Séries Finais, Tainá Roman.
Todos os alunos participantes receberam um prêmio e os vencedores e seus colegas, receberam um prêmio especial.

A Escola agradece o empenho de todos que apostaram na cooperação entre todos, na busca de um ideal, que resultou no sucesso de todos. Também agradecemos a dedicação dos professores, no acompanhamento dos alunos durante a realização dos trabalhos. Todo o esforço cooperativo e solidário dos alunos, também resultou na premiação da escola, que receberá um notebook.
Os alunos do 7º ano A e B da EMEF Jairo Brum conquistaram o prêmio na categoria redações ou poesias de até 30 linhas, com a supervisão da professora Aline Isotton.
23/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Coordenação e Planejamento
Município de Guaporé elege prioridades para a Consulta Popular 2014/2015
O Auditório da Casa da Cultura de Guaporé – RS reuniu na noite de quarta-feira (06/05) a comunidade guaporense para debater e decidir as prioridades do Município na Assembleia Municipal para Consulta Popular 2014/2015.
O encontro é realizado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Participação (SEPLAG), juntamente com o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra (COREDE), Conselho Municipal de Desenvolvimento (COMUDE) e Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento.
Após a realização da assembleia em âmbito municipal, os delegados e representantes do Município – eleitos nesta noite – Patrícia Messa Urutigaray, Maribel Zardo Schmiedel, Cleto Antonio Salvagni - participarão da assembleia regional que acontece no dia 14 de junho em Bento Gonçalves, onde serão definidas as prioridades para a região, tendo como base as diretrizes municipais.
Além das prioridades do Município, também foram eleitos os projetos estratégicos em âmbito regional, no valor de R$ 8 milhões. Na área de infraestrutura e logística, a conclusão da RS 431 e na área de saúde a construção do Hospital Público Regional em Bento Gonçalves. O Hospital Regional em Bento Gonçalves terá capacidade de 300 leitos destinados apenas para atendimento do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo que juntamente com a conclusão a RS 431, aprovados por unanimidade nesta noite.
22/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Campanha do Agasalho de Guaporé encerra com ótima participação da comunidad
Após um mês de intensa demonstração de amor ao próximo, foi encerrada a Campanha do Agasalho no Município de Guaporé – RS. Com o lema “Torcendo juntos para um inverno mais quente. Doe Agasalhos”, a mobilização foi realizada através do Conselho Coordenador de Entidades Assistenciais (CCEAG) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e contou com 27 postos de coleta, espalhados por toda a cidade.
Desde o início da coleta, as voluntárias do CCEAG se reuniam para realizar a triagem das peças e na última semana contamos com a colaboração do Conselho Municipal dos Clubes de Mães.
Foram arrecadadas peças em boas condições de uso, que será de grande valia para amenizar o intenso inverno das pessoas da nossa comunidade, que estejam em maior vulnerabilidade social. Assim, agradecemos a solidariedade da comunidade guaporense por mais esse ato de carinho.
19/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Juvenil América da Linha 8ª conquista Campeonato de Futsal do Interior
Com início em março de 2014, o Campeonato Municipal de Futsal do Interior de Guaporé, contou com a participação de sete equipes, realizando jogos nos Ginásios da Linha 2ª e 28, em mais uma promoção da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Guaporé, através do Conselho Municipal de Desporto (CMD).
No último sábado (17/05) aconteceu a grande final entre as equipes do Juvenil América Linha 8ª e o Palmeiras Linha 2ª 28, onde o Juvenil venceu as duas partidas, sendo que a primeira pelo placar de 8 a 4 e a segunda por 5 a 3.
O terceiro e quarto lugares foram definidos entre as equipes do São Paulo - Linha São Roque e Canarinho - D.Colombo, onde a equipe do Colombo conquistou o terceiro lugar, vencendo a partida pelo placar de 7 a 6.
Há noite, o Ginásio da Linha Segunda foi palco de um jantar que também premiou as melhores equipes da Competição, contando com integrantes das sete equipes participantes, amigos e familiares, além do Prefeito Municipal Paulo Mazutti, secretária de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico de Guaporé, Luciane Faccio Balestrieri, Presidente do Conselho Municipal de Desporto (CMD), Alex Vargas e Secretário de Coordenação e Planejamento, Nelci da Silva.
A premiação foi entregue ao goleiro menos vazado para Giovani Faciochi, da equipe do Canarinho - D.Colombo com 22 gols sofridos e para o goleador da competição, Ezequiel Romano do Juvenil América – Linha 8ª com 16 gols marcados.

Confira a galeria das campeãs:
Campeã: Juvenil América – Linha 8ª
Vice-Campeã: Palmeiras – Linha 2ª - 28
3º Lugar: Canarinho - D.Colombo
4º Lugar: São Paulo - Linha São Roque
19/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Guaporé se mobiliza para o dia D - Dia de inclusão social e profissional
Na quinta-feira, 29 de maio, a Agência FGTAS/Sine Guaporé participa do “Dia D – Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados”. O evento, é uma ação conjunta entre a União e os governos estaduais, pretende ampliar as oportunidades para essa parcela da população.
De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais – RAIS 2012, 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.
Além de promover acesso às vagas de emprego, o Dia D oferecerá serviços de emissão de CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social), orientação referente ao BPC-LOAS (INSS) e pré-matrícula para cursos de qualificação.
Para participar é necessário comparecer a AGÊNCIA FGTAS/SINE GUAPORÉ, localizado na Rua Guilherme Mantese, nº 570 Centro, junto ao Complexo Marcelino Champagnat com a carteira de trabalho.
Informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3443 5427.
16/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Quatro cursos do PRONATEC permanecem com inscrições abertas em Guaporé
As inscrições para a 2ª Etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC, no Município de Guaporé – RS, permanecem abertas até a próxima quinta-feira (22/05). Quatro cursos ainda oferecem vagas - auxiliar administrativo, padeiro, joalheiro (manhã e noite) e confeccionador de lingerie e moda praia.
O PRONATEC é uma excelente oportunidade para quem procura qualificação profissional, pois além de estar preparado ainda aumentam as chances de conseguir uma vaga em uma empresa bem como uma oportunidade de melhorar sua formação e garantir o futuro.
As inscrições podem ser realizadas na Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação de Guaporé, das 08h30min às 11h e às 13h30min às 17h, localizado na Rua Guilherme Mantese n° 570, Bairro Centro, no Complexo Marcelino Champagnat.
Pessoas a partir dos 15 anos é exigida escolaridade mínima da 5ª série do Ensino Fundamental para os cursos de confeccionador de lingerie e moda praia, joalheiro, desenhista de joias e bijuterias, desenho mecânico, eletricista, torneiro mecânico e, para o curso de auxiliar administrativo, a escolaridade mínima é o Ensino Médio incompleto.
No caso de pessoas menores de 18 anos, se faz necessário à presença de um responsável na hora da matrícula, munido de carteira de identidade e CPF do responsável.
São necessários os seguintes documentos na hora da inscrição:

• Carteira de identidade;
• CPF;
• Carteira de Trabalho (se tiver);
• Comprovante de escolaridade;
• Certificado de reservista, no caso do sexo masculino e maior de 18 anos;
• Se for beneficiário do Programa Bolsa Família trazer o cartão cidadão.
15/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Lançado em Guaporé, o Dia do Desafio 2014
Com a proposta de despertar o interesse pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição amigável entre cidades de todo o planeta, a próxima edição do Dia do Desafio acontece na quarta-feira (28/05), onde a comunidade guaporense está convidada a realizar 15 minutos de atividades físicas variadas, para conscientização da importância destas atividades no dia a dia.
O evento é promovido pelo Sesc-RS em parceria com todos os municípios do Rio Grande do Sul e neste ano, Guaporé estará se confrontando com o Município de Cabulco, do Chile.
Para participar da competição é necessário entrar em contato com o Conselho Municipal de Desporto da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico do Município para registrar a participação. As informações servem para a avaliação do Município na competição.
No site http://ww2.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidade/id_cidade/5106, é possível conferir o desempenho do Município de Guaporé em edições anteriores, além de postar comentários referentes à participação do Dia do Desafio no mural. O internauta também confere notícias a respeito da competição. Do mesmo modo, é possível confirmar a participação no Dia do Desafio pelas redes sociais Facebook e Twitter.
08/05/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Município de Guaporé se prepara para a 7ª edição da Intimasul
O Município de Guaporé - RS destaca-se dentre os demais da região no turismo de compras, oferecendo essencialmente joias e lingerie, setores que agregam beleza, qualidade e sofisticação. Visão presente em todos os processos inovadores do mercado atual.
Um dos grandes apoiadores dos eventos que levam o nome do Município a todo o Brasil e ao Exterior, o Poder Público de Guaporé, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, novamente é um dos parceiros da Intimasul em 2014, disponibilizando verba concedida pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Produção do Investimento (ADGI).
Com o repasse foi possível também proporcionar cursos de formação na área de criação, com o estilista Gustavo Werner, para que cada vez mais as empresas possam oferecer produtos de melhor qualidade a seus clientes.
Hoje, o carro chefe do município diz respeito a moda - lingeries e joias - e por isso é de suma importância que o Poder Publico esteja aliado as empresas no desenvolvimento de eventos como a Intimasul.
A Intimasul é considerada a única feira de negócios do setor de moda íntima, praia e fitness do Sul do país e tem como principal objetivo mostrar aos compradores as novas coleções e tendências produzidas no Município. Dentre os vários atrativos que a edição de 2014 apresenta, está a rodada de negócios elaborada pelo Sebrae junto às empresas participantes do evento. A proposta é trazer compradores de potencial. Além disso, os desfiles realizados durante a Intimasul 2014, irão receber uma atenção especial, atraindo ainda mais visitantes à Guaporé.
23/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Coordenação e Planejamento
Guaporé define prioridades para a Consulta Popular
O Município de Guaporé, através da Secretaria Municipal de Coordenação e Planejamento, juntamente com o Conselho Municipal de Desenvolvimento de Guaporé – COMUDE e o Conselho Regional de Desenvolvimento da Serra – COREDE Serra, convidam a comunidade guaporense para participar da Assembleia Pública Municipal, com a finalidade de definir as prioridades setoriais para a próxima Consulta Popular de 2014.
A assembleia acontece na terça-feira (06/05) às 19 horas no Auditório da Casa de Cultura no Centro de Guaporé.
23/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Escolinha de Futebol de Guaporé
Com aproximadamente 70 inscritos, a Escolinha Municipal de Futebol de Campo, teve início no mês de março no Estádio Municipal General Ernesto Dorneles em Guaporé – RS.
A iniciativa da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico, através do Conselho Municipal do Desporto atende crianças e adolescentes de 11 a 16 anos no turno inverso ao da escola.
Além das dicas inicias para a prática do esporte, como respiração e a importância do alongamento, os alunos recebem formação em cidadania como espírito de equipe, motivação, respeito, além da dedicação na escola. Isso, porque entre os requisitos para participar do projeto, que é totalmente gratuito, os atletas devem estar frequentando a escola, pois o desempenho será cobrado posteriormente.
Até o momento, os alunos inscritos foram divididos em três categorias, com a participação de 14 meninas na categoria dos 11 aos 12 anos.

23/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Assistência Social e Habitação
Campanha do Agasalho em Guaporé
Com o lema “Torcendo juntos para um inverno mais quente. Doe Agasalhos”, o Município de Guaporé – RS, através do Conselho Coordenador de Entidades Assistenciais (CCEAG) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação realizam de 15 de abril a 15 de maio, a Campanha do Agasalho 2014. Ao todo serão 27 postos de coleta, espalhados por toda a cidade.

Confira os locais:

- Escola Estadual Bandeirante
- Escola Estadual Frei Caneca
- Colégio Scalabrini
- Farmácias Associadas
- Farmácia Tacchimed
- Farmácia Planalto
- Farmácia São João
- Supermercados Marin
- Super Zanatta
- Supermercados Ney Franceschini
- Supermercado Trez,
- Supermercado Casarotto
- Super Paludo
- Super Econômico
- Supermercado Atracione
- Prefeitura Municipal de Guaporé
- Casa da Cultura
- Câmara de Vereadores
- Banrisul
- Banco do Brasil
- Sicredi
- Bradesco
- Caixa Econômica Federal
- Rádio Integração FM
- Rádio Opção FM
- Rádio Liberal FM
- Rádio Aurora AM
16/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Agricultura
Feira do Peixe Vivo de Guaporé
O Município de Guaporé – RS através da Secretaria da Agricultura, em parceria com a Emater/RS-Ascar promove na próxima quinta-feira (17/04) a Feira do Peixe Vivo. A oportunidade de comprar peixes frescos acontece junto a tradicional Feira do Produtor, no Complexo Marcelino Chamagnat na Rua Guilherme Mantese n° 570, Centro. Serão oferecidos peixes vivos e eviscerados, como filés de tilápia, carpas capin, húngara e prateada, além e jundiás a preços condizentes. A comunidade pode conferir os produtos da Agroindústria Natupeixe das 7h às 17h, onde não haverá problemas com falta de peixes, devido a organização dos produtores.
16/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Geral de Governo
Defesa Civil atende alagamento em residência no Bairro Pinheirinho
As fortes chuvas que caíram no Estado do Rio Grande do Sul na terça-feira (08/04) também atingiram o Município de Guaporé – RS, trazendo transtornos. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil do Município, Rafael Pecetti por volta das 20h30m uma residência localizada na Rua Lobo da Costa, Bairro Pinheirinho foi inundada devido ao entupimento da rede pluvial. No local, a água atingiu de 70 a 80 centímetros dentro da residência, sendo necessário erguer os móveis para que não fossem molhados.
A população guaporense que reside nas margens do Arroio Barracão precisam se conscientizar para não jogar lixo e entulho no rio para que fatos como esse não ocorram.
16/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe
A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza acontece no período de 22 de abril a 09 de maio, sendo que no sábado (26) acontece, o Dia de Mobilização Nacional.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional. O público alvo, portanto, representará aproximadamente 49,6 milhões de pessoas.
No Município de Guaporé a Campanha acontece através da Secretaria da Saúde e também inicia na terça-feira (22/04), sendo que o público alvo gira em torno de sete mil pessoas.
A vacinação acontece durante a semana nas Unidades Básicas de Saúde na Linha Félix Engel Filho e na Linha Sétima Brasil, além das Estratégias Saúde da Família Bom Jesus, Triângulo e Centro Social Urbano e Posto Central em horário de Atendimento das 7h às 19h sem fechar ao meio dia.
No sábado (26), Dia de Mobilização Nacional, no Posto Central e Estratégias Saúde da Família (ESFs) o atendimento acontece das 8h às 17h e na Unidade de Saúde do Bairro Vila Verde, a vacinação acontece no Salão do Bairro das 8h às 11h30min
Conforme a Enfermeira da Secretaria da Saúde de Guaporé, Regina Maria Fin, a vacina é contra indicada para as pessoas alérgicas ao ovo de galinha e a reações anteriores a qualquer dose de vacina. As pessoas que se enquadram nos grupos crônicos devem apresentar o pedido médico da vacina comprovando a doença, principalmente para as crianças fora da idade elegível para a vacinação. Todas as pessoas devem ter em mãos no momento da vacinação, o Cartão de Vacinas.

Confira locais e horários de vacinação no sábado (26/04) nas localidades do interior do Município de Guaporé no anexo.
07/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
Epidemiologia realiza capacitação em teste rápido para HIV/Sífilis e Hepati
O Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Guaporé – RS realizou na sexta-feira (04/04) de uma capacitação em teste rápido para HIV/ Sífilis e hepatite B e C. Participaram da especialização, enfermeiros do Setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde de Guaporé – RS, assistente social das Unidades de Saúde de Guaporé e também técnicos da Secretaria da Saúde do Município de Nova Araçá.
A capacitação foi realizada pelas enfermeiras, Adriana Cirolini, do Serviço Atendimento Especializado/SAE de Bento Gonçalves e Ana Rocha da 5ª Coordenadoria de Caxias do Sul/Imunizações/Hepatites Virais, além da responsável pelo Programa DST/AIDS da 5CRS, Anelise Oliveira.
Os teses rápidos estarão disponíveis nos próximos meses nas Unidades de Saúde do Município para atender pacientes na demanda espontânea, ou seja toda pessoa que quiser fazer o teste será ofertado, sem custo. Tendo em vista que essas doenças tem grande repercussão na sociedade devido a transmissão acontecer por vias sexuais, drogadição e transmissão vertical (mães portadoras/feto) e o número de expostos estar crescendo sensivelmente, sentimos a necessidade de estarmos preparados para realizar as testagens rápidas para oferecer a prevenção e tratamento das doenças em tempo oportuno, além do aconselhamento do paciente em caso dos resultados sejam positivos.
07/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
EMEF Dr. Jairo Brum desenvolve gincana cultural durante o ano letivo
Para integrar a família nas ações da escola de forma efetiva, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Jairo Brum desenvolve durante o ano letivo de 2014, uma gincana cultural, com o tema “Escola e Família”, em que alunos, pais, professores e comunidade interajam, a fim de consolidar e valorizar essa instituição social, que é a família, também promotora da aprendizagem.
A Gincana Cultural teve início no mês de março com a primeira tarefa que consistiu em confeccionar um mascote dando-lhe também um nome, além de criar um grito de Paz de cada equipe.
Durante o ano, serão desenvolvidas atividades esportivas e culturais envolvendo equipe diretiva, professores, funcionários, alunos e a família.
Dentre suas funções, a gincana proporciona ao aluno experiências significativas, o respeito às regras, a cooperação, o trabalho em equipe, favorece a integração entre os participantes e a tomada de decisões.
Também poderá ser observada a criatividade e espontaneidade de cada aluno para defender e organizar suas ideias e o prazer de desenvolver as atividades propostas, tornando-os seres mais conscientes e capazes de resolver a diversidade de problemas de seu viver diário.
Queremos com isso, propor aos alunos desafios e situações problemas em que, através do raciocínio, das atitudes e da reação, possam estabelecer relações de sabedoria, harmonia e respeito, promovendo a socialização, interação e integração entre a família e a escola.
No mês de novembro, após avaliação da comissão julgadora, composta por profissionais da escola, a equipe vencedora dos turnos da manhã e da tarde, serão contempladas com uma viagem de estudos.
07/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
Cristo Redentor de Guaporé recebe limpeza e pintura
Um dos cartões postais do Município de Guaporé, o Cristo Redentor, recebeu na quinta-feira (03/04) o início de uma manutenção, que consiste na limpeza e pintura do monumento construído em 1967.
O serviço foi solicitado pelo Município de Guaporé, através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenvolvimento Econômico executado pela empresa Pinturas Valdemar. Para a limpeza do monumento também houve a colaboração do Corpo de Bombeiros do Município, que disponibilizou a água através de um caminhão.
Com 13 metros de altura, o monumento está localizado na parte mais alta do Município que na próxima Sexta-Feira Santa receberá centenas de pessoas no maior evento religioso da região, a Procissão da Paixão de Cristo.
07/04/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Saúde
CAPS realiza Feirinha de Páscoa
Faltando poucos dias para a Páscoa, o Centro de Centro de Atenção Psicossocial de Guaporé realiza a tradicional Feirinha de Artesanato de Páscoa.
Os artigos foram confeccionados nas oficinas por pacientes e pelos profissionais com muito carinho e serão vendidos na Rua Dr. Julio Campos nº 362, bairro centro.
Produzidos com materiais doados pela Prefeitura Municipal e pela comunidade, os tecidos e retalhos foram transformados em coelhinhos, cestinhas, guirlandas e muito mais. Os preços são bem baratinhos, o que temos de mais caro custa R$ 10, sendo que o valor será revertido para as atividades com os usuários do CAPS.
27/03/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Educação
Projeto de Formação de Líderes 2014
1. IDENTIFICAÇÃO

1.1 Título: Ser líder... Compartilhe essa ideia!
1.2 Equipe de elaboração: Coordenação Pedagógica Central
1.3 Período de realização: Fevereiro a Dezembro/2014



2. JUSTIFICATIVA

As relações interpessoais entre alunos no espaço educacional da sala de aula já trazem, de longa data, preocupação a professores, gestores e demais profissionais da educação, bem como a necessidade de transformar os participantes desse espaço em sujeitos mais humanizados e atuantes no processo de ensino aprendizagem.
Diante desta preocupação, fortalecer as relações de convivência dos educandos é um princípio de mudança eficaz com vistas à transformação social, que pode se tornar realidade quando, na sala de aula, abre-se um espaço de liderança, como ação de apoio comportamental, cognitivo e, também, pedagógico.
Nesse sentido, possibilitar oportunidades de treinamento e desenvolvimento de lideranças no espaço escolar efetiva-se como uma prática de crescimento sócio-cultural, político, crítico e intelectual do discente, com a responsabilidade de multiplicar esta capacitação para a busca de resultados.
Além disso, as atividades de capacitação para representantes de turma vêm a fortalecer as ações por eles já realizadas, auxiliando-os na resolução de situações problemas do cotidiano.


3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Falar sobre desenvolvimento de lideranças envolve uma vasta teia de relações sociais, uma vez que a ideia, inicialmente ligada ao mundo do trabalho, ultrapassa este âmbito e ganha uma dimensão que engloba todas as relações mantidas no coletivo social.
Liderar, comandar, conduzir, nortear ou orientar são sinônimos que enfatizam as competências fundamentais que regem o comportamento de uma liderança eficaz, já que “Líderes eficazes estão empenhados no desenvolvimento e crescimento de outros líderes. E é responsabilidades suprema dos líderes formarem líderes”(ANINGER, 2004).

Aplicadas à sala de aula, essas competências fazem com que um representante de turma discuta com seus pares ideias de melhoria para a classe, seja no que diz respeito a problemas de convivência (violência, preconceito, drogas, agressões) ou ações educativas (limpeza, boas maneiras, estímulo ao estudo), criando assim, vínculos de participação democrática e colaboração mútua. Todo espaço educacional deve incentivar os alunos a vivenciarem experiências de liderança, propiciando aos alunos a oportunidade de
adquirir habilidades organizacionais como trabalho em equipe, negociação, empresariado e formação de rede, e aprender a cooperar em ambientes multiculturais. É necessário encorajá-los nas práticas e comportamentos de liderança. (ANINGER, 2004)

As escolas necessitam realizar um movimento significativo de integração, onde os alunos desenvolvam habilidades de análise, comunicação, criação de suas próprias experiências, com ética e responsabilidade.


4. OBJETIVOS

4.1 Objetivo geral
Formar educandos com espírito de liderança a fim de desenvolverem ações de melhoria no convívio coletivo, com visão multiplicadora e atuante na escola.

4.2 Objetivos específicos

Estimular a participação democrática do aluno enquanto representante da turma;
Oportunizar conhecimentos complementares ao currículo;
Desenvolver a capacidade de intervir junto a situações problemáticas da escola;
Fazer a mediação entre alunos e professor, melhorando as relações interpessoais;
Ouvir os colegas e incentivar o diálogo para a resolução de conflitos;
Compartilhar informações e estimular a colaboração do grupo;
Fortalecer os conceitos de higiene, limpeza, boa educação, comportamento, relacionamento e qualidade de vida;
Promover o respeito à natureza e ao patrimônio público.


5. METODOLOGIA

A fim de promover o crescimento pessoal, social e cognitivo dos alunos, no espaço da sala de aula, busca-se capacitar lideranças atuantes, a fim de promover alterações no modo de pensar e agir dos jovens estudantes.
A capacitação para as lideranças juvenis acontecerá através do apoio de parceiros voluntários para mediar as atividades desenvolvidas.
Para desenvolver esta proposta, pretende-se capacitar dois representantes por turma, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas da rede municipal, através de encontros de estudo, orientação e troca de experiências, que acontecerão no turno de aula, durante o ano letivo, totalizando 20h.
Além dos encontros presenciais, os líderes serão multiplicadores de conhecimentos e boas ações, desenvolvendo atividades sugeridas ou construídas por iniciativa própria, em parceria com o professor conselheiro, para o bem coletivo da escola e da sala de aula, conforme cronograma:

Encontros de Capacitação
Previsão Atividade desenvolvida Mediador Presencial A distância
Fevereiro Escolha dos Representantes de Turma Coord. Pedagógico 2h
Março (31/03) Apresentação do projeto, conceito e atribuições de Liderança Carine Salini
Neodeci Maria Prada da Silva 2h
Abril Tema: Oficina de Noções de Primeiros socorros 2h
Maio Tema: Controle de situações de Indisciplina e agressividade 2h
Junho Tema: Liderança na vida social: escola, família, empresa 2h
Julho Tema: Educação para o Trânsito 2h
Julho a Novembro Desenvolvimento de Projeto na Escola Coord. Pedagógico 10h
Novembro Seminário de compartilhamento de boas práticas Carine Salini
Neodeci Maria Prada da Silva 2h
Total: 24h

Após a escolha dos representantes, para fins de motivação e comunicação entre os participantes, poderá ser construído um grupo no facebook ou blog, a fim de utilizar o alcance das redes sociais em benefício às causas educacionais.
A escolha dos representantes de turma dar-se-á de forma democrática, através de voto, podendo ser eleito um líder e um vice-líder para cada turma. A eleição dos professores conselheiros também acontecerá por votação, sendo que as turmas, por ordem decrescente, iniciando pelos 9º anos, elegem um dos professores que ministram aulas para ser o representante.
Todo o processo de votação e escolha realizado na escola deverá ser mediado pelo coordenador pedagógico, até o final de fevereiro, e nominata encaminhada através de Registro de Memória para a Coordenação Pedagógica Central.



1. RECURSOS

2. AVALIAÇÃO

Serão avaliadas pelos idealizadores do projeto e pelos participantes, durante a realização do mesmo, a participação, a interação e as ações de melhoria desenvolvidas pela equipe em formação através de questionário avaliativo.
Na escola, alunos, professores e funcionários, também responderão a um questionário acerca dos resultados alcançados com a aplicação da proposta.
Ao final, apresenta-se o resultado e discute-se a continuidade do projeto.

3. BIBLIOGRAFIA
ANINGER, Laila. Formação de melhores líderes por meio de atributos. Disponível em < http://www.conteudoescola.com.br/colaboracao-do-leitor/30/125> Acesso em 04/02/14.
27/03/2014 - Tipo:Acoes e Projetos - Secretaria:Meio Ambiente
Hora do Planeta 2014
Ciente da importância e relevância da Hora do Planeta, e tendo poderes para tal, confirmo a adesão oficial da cidade de Guaporé – RS à edição de 2014 do movimento, que acontece sábado 29 de março, entre 20h30 e 21h30.

Ciente que nosso engajamento contra as mudanças climáticas tornará a ação global muito mais significativa, comprometemo-nos a apagar a iluminação dos seguintes ícones/monumentos de nossa cidade, durante o período da Hora do Planeta.

Monumento(s) que será(ao) apagado(s) no sábado 29 de março de 2014, entre 20h30 e 21h30

CRISTO REDENTOR
PARQUE ECOLÓGICO MUNICIPAL

? Estou autorizado, como representante do governo municipal, a cadastrar a cidade acima citada na Hora do Planeta 2014.

Nome: GABRIEL SARTORI
Cargo: SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE GUAPORÉ - RS
Endereço: AV. SÍLVIO SANSON - 1135
Telefone: (54) 3443 5987
E-mail: meioambiente@guapore.rs.gov.br

1. O que é a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta é um movimento global que une as pessoas para proteger o planeta. No final de março de cada ano, a Hora do Planeta reúne comunidades de todo o mundo que celebram um compromisso com o planeta, desligando luzes por uma hora designada.

2. Quando acontece a Hora do Planeta?
A Hora do Planeta 2014 será realizada no sábado, 29 de março, das 20h30 as 21h30, no seu fuso horário local.

3. O que a Hora do Planeta pretende alcançar?
A Hora do Planeta tem como objetivo incentivar uma comunidade global interconectada para compartilhar as oportunidades e os desafios da criação de um mundo sustentável.

4. O que a Hora do Planeta pede para as pessoas fazerem?
A Hora do Planeta incentiva pessoas, empresas e governos para mostrar liderança em soluções ambientais através de suas ações, usando a Hora do Planeta como uma plataforma para mostrar ao mundo o que eles estão tomando medidas para reduzir seu impacto ambiental. A Hora do Planeta pede a todos para terem responsabilidade pessoal por seu impacto sobre o planeta e fazer mudanças comportamentais para facilitar um estilo de vida sustentável. Dar o primeiro passo é tão fácil como desligar as luzes. Desligando suas luzes na Hora do Planeta você está reconhecendo e celebrando o seu compromisso de fazer algo mais para o planeta que vai além da hora.


*Para visualizar os arquivos é necessário que você tenha o Adobe Reader instalado, caso você não possua, clique aqui.