TURISMO - PONTOS TURÍSTICOS
A Igreja Matriz
Em estilo gótico foi concluída em 1947, cinco décadas depois do início das obras e tem como Santo Padroeiro Santo Antônio. Os belos vitrais e a pintura interna da Igreja, obra do artista Guaporense Sr. Emílio B. Zanon é um convite à visitação. A Igreja Matriz Santo Antônio é sem dúvida nenhuma, uma das mais belas de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

A Queda do Bíscaro
Localizada em propriedade particular, com um acesso em chão batido, aproximadamente 5km do trevo principal da cidade, e com uma bela trilha ecológica para se chegar à queda. O acesso principal se faz pela estrada que liga o trevo principal da cidade ao monumento do Cristo.

A Trilha do Taquara
2 km de trilha por dentro do Rio Taquara, chegando até o Salto do Taquara, com aproximadamente 70m de altura, de beleza indescritível.

A Trilha do Viaduto
O Viaduto Mula Preta, na divisa dos Municípios Guaporé e Dois Lajeados, têm uma altura de 98m, e uma paisagem belíssima.

O Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro
Orgulho da comunidade Guaporense, é considerado pela crítica esportiva nacional e internacional como o mais belo e segundo Autódromo Brasileiro. Sua pista, de 3.080 metros, está localizada dentro de uma área de 90 hectares, oferecendo aos apaixonados pelo automobilismo área de camping e muitas opções de lazer, como parques de recreação infantil, além de infraestrutura adequada, com banheiros, áreas de estacionamento, restaurante, bares e claro um excelente atendimento.

Sediou provas importantes das categorias Stock Car, Fórmula Ford, Fórmula Chevrolet, Fórmula Truck, Pick Up Racing, entre outras que tornaram Guaporé conhecido no cenário esportivo e turístico internacional.

O Cristo Redentor
Construído em 1967, tem 13 metros de altura, ostentado em um pedestal de 07 metros, situado a 741 metros da montanha mais alta do município e é considerado o monumento simbólico de nossa comunidade. Na subida ao morro encontra-se a Via Sacra, com suas quatorze estações, onde na, Sexta - Feira Santa, é realizado o maior evento religioso da região, ou seja, a Procissão da Paixão de Cristo.

O Kartódromo
Inaugurado no ano de 2000, com uma pista de 800m. Em seu calendário encontramos provas de âmbito estadual e regional.

O Moinho Ortolan
- Construído pela família Ortolan no ano de 1887.

- 1º Proprietário: Sr. Lucchi Luighi (1884).

- Proprietário atual: Sr. Sérgio Elias Ortolan, desde 1950.

- 1º cilindro veio da Alemanha em 1925.

O Museu Municipal
Enfatiza a cultura italiana, e a história de desenvolvimento da indústria de jóias do Município, ligada à vinda dos imigrantes italianos da terra-mãe Itália. Se localiza no centro da cidade. Informações podem ser obtidas pelo telefone : (0xx54) 3443-5810.

O Rio Carreiro
Propício para a prática do RAFTING, o Rio Carreiro é um afluente da margem direita do Rio Taquari. Nasce na Coxilha Grande, no Município de Lagoa Vermelha. Bastante sinuoso, faz 70km de percurso em território guaporense.