18/02/2019
Museu Itinerante está na Biblioteca do SESI
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Museu Itinerante está na Biblioteca do SESI

Com objetivo de resgatar e manter viva a história do município de Guaporé, o Poder Público, através da secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, está realizando o projeto Museu Itinerante. Em mais uma etapa, a exposição de imagens, objetos e fotografias históricas chega a Biblioteca do Serviço Social da Indústria (SESI) com o tema: Comunicação. No espaço, é possível recordar a história do prédio do SESI, sede do banco Pelotense – instalado em Guaporé em 1925, e verificar máquinas antigas de escrever, calcular e registrar fotografias.
O acervo, restaurado e recatalogado do Museu Municipal, conta ainda, na exposição sobre a o Comunicação, com relógios, rádios, telefones e livros de épocas passadas. O trabalho para elaboração do espaço, que chega a sua quarta edição, foi realizado pela responsável pelo arquivo histórico e acervo do Museu, de Guaporé, Aires Lazaretti.
“Assim como ocorreram nas exposições passadas nas agências bancárias (Banrisul, BB e Sicredi) a história dos nossos antepassados está sendo revivida. É um momento único de conhecer um pouco de como viveram nossos familiares em décadas passadas. Muitas pessoas, especialmente as crianças e os jovens, não têm a mínima noção de como funcionava, por exemplo, a comunicação, tema do Museu Itinerante que está na Biblioteca do SESI. Pedimos a todos que tirem um tempinho para conhecer alguns objetos que são verdadeiras relíquias. Todos estão bem conservados. Vale muito a pena”, frisou a secretária de Turismo, Cultura e Espores, Cristiane Viel.
A visitação do projeto Museu Itinerante, que tem ido ao encontro dos munícipes, pode ser feita na Biblioteca do SESI até as 21h. A exposição ficará até o dia 20 de março.