24/01/2019
Em audiência, autoridades buscam projeto para ponte Guaporé-Anta Gorda
Postado por: Governo
Em audiência, autoridades buscam projeto para ponte Guaporé-Anta Gorda

O prefeito de Guaporé, Valdir Fabris, e o vice Adalberto Bastian, estiveram na manhã da terça-feira, dia 22 de janeiro, em audiência na secretaria estadual de Logística e Transportes, em Porto Alegre, com o secretário Juvir Costella, onde receberam a confirmação que o Governo Estadual, através da equipe do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens (Daer), estará executando o projeto de engenharia da ponte sobre o rio Guaporé, que liga os municípios de Guaporé e Anta Gorda. A comitiva contou também com a presença do prefeito de Anta Gorda, Celso Casagrande.
O prefeito Fabris, durante a audiência, salientou ao secretário Costella, profundo conhecedor da região, que a ponte é fundamental para o desenvolvimento das duas cidades, pois trata-se de um elo de ligação importante, em especial para o escoamento da produção primária e de outros produtos. Para Fabris, a solução para a construção de uma nova ponte passa pela união de esforços e a entrega do pedido para a execução do projeto de engenharia foi o primeiro passo.
“Estamos dando o primeiro passo para que uma nova ponte, quem sabe num futuro não tão distante, possa ser construída. É uma antiga reivindicação e nós, de forma transparente com as comunidades, tanto de Guaporé, como de Anta Gorda, estamos empenhados para a resolução deste problema que incomoda e prejudica o desenvolvimento econômico de parte do setor rural e a ligação entre as duas cidades. Bom esclarecer que entregamos, ao lado do vice Bastian e do prefeito Casagrande, o pedido para que o projeto de engenharia seja executado pelo Governo Estadual. Fomos muito bem recebidos pelo secretário Costella e isso nos deixou otimistas. Agora é aguardar os próximos passos, sempre dados com responsabilidade”, salientou o prefeito Fabris.
O secretário Costella afirmou, durante o encontro com as autoridades municipais, que o projeto de engenharia será o primeiro passo para o atendimento dessa antiga reivindicação.
“Vamos verificar com os técnicos da secretaria e com os engenheiros do Daer a possibilidade da elaboração do projeto técnico em curto ou médio prazo. As comunidades, que estão ansiosas, podem ter certeza que o projeto técnico da ponte que liga Guaporé a Anta Gorda será executado. Já está com o diretor-geral do Daer, Uberti, a efetivação para que se comece a trabalhar no projeto. É o primeiro passo. Para chegarmos ao segundo, que é a execução da estrutura da ponte, temos que dar o primeiro que é a elaboração do projeto. Este foi dado pelos prefeitos, por nós da secretaria e pelo Daer”, disse Costella.
O secretário, natural de Guaporé, destacou:
“Vamos fazer a entrega do projeto de engenharia em mãos, para as autoridades municipais e a comunidade, na cidade de Guaporé. Assim que estiver concluído vamos estar ali, pois sabemos da importância dele para a construção da ponte”.