18/12/2018
Guaporé contra a dengue: Cinco focos do mosquito foram identificados
Postado por: Secretaria da Saúde
Guaporé contra a dengue: Cinco focos do mosquito foram identificados

A secretaria da Saúde, Vigilância Ambiental, convoca a população a continuar, de forma permanente, com a mobilização pelo combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades, como microcefalia e Guillain-Barré, o Aedes Aegypti.
O período do verão é o mais propício à proliferação do mosquito Aedes aegypti, por causa das chuvas, e consequentemente é a época de maior risco de infecção por essas doenças. No entanto, a recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano.
Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

Essa é a única forma de prevenção. Faça a sua parte. #CombateAedes

Focos identificados

Os agentes de endemias identificaram cinco focos do mosquito transmissor da dengue no centro e bairros da cidade. Locais onde a água acumula são criadouros ideais para que o mosquito se reproduza. A eliminação destes locais cabe a cada cidadão consciente de seu papel.
A presença do mosquito não significa presença da dengue, mas no momento que uma pessoa contaminada é picada pelo mosquito, a proliferação inicia.
Guaporé registra um avanço gradual da proliferação do Aedes, apesar de todas as campanhas de conscientização e visitas dos agentes in loco.
Precisamos nos unir para vencer essa batalha!

Denuncie focos do mosquito Aedes Aegypti
Quando o foco do mosquito Aedes Aegypti é detectado e não pode ser eliminado pelos moradores ou pela população, como em terrenos baldios, a Secretaria Municipal de Saúde deve ser acionada para remover os possíveis focos/criadouros.
Limpeza
A limpeza é fundamental, imprescindível para o sucesso desta campanha. Onde há lixo acumulado, há água acumulada também. Evitando acúmulo de lixo você afasta a dengue e também a presença de baratas, escorpiões e outros vetores de doenças.

Faça sua parte!