13/12/2018
Hospital e Poder Público projetam ações para 2019
Postado por: Governo
Hospital e Poder Público projetam ações para 2019

Estreitar laços e trabalhar em conjunto são os objetivos do Poder Público Municipal e Associação Hospitalar Manoel Francisco Guerreiro. Apesar de independentes, saúde pública oferecida pela rede da secretaria da Saúde e hospital de Guaporé, ambas precisam estar em sincronia, na continuidade e complementação do atendimento à comunidade.
Desde 2017 esta parceria se consolida e rende excelentes frutos. Entre as grandes conquistas de 2018, além de investimentos em melhorias de infraestrutura e pessoal, o hospital inaugurou uma nova Maternidade, referência em Partos Humanizados e também foi possível, através de repasses do Poder Público, duplicar o plantão em períodos de maior procura.
Porém, as dificuldades financeiras não cansam de desafiar os administradores do Município e da Associação. “O hospital, assim como a saúde pública, enfrentam dificuldades. Com relação à casa de saúde, é necessário explicar para a população que não recebemos repasses obrigatórios do Governo do Estado há cinco meses. A secretaria da Fazenda estuda a possibilidade de antecipar repasses para o programa do SAMU Estadual, e o Município ficar como credor do Estado. O que não podemos permitir é que algum serviço pare. O hospital mantém todos os atendimentos normalmente, mas estamos realmente focados em buscar soluções para socorrer o hospital, caso esses atrasos imprescindíveis se mantenham”, esclarece o secretário da Fazenda Celso Fernando Grando.
Na reunião com o prefeito Valdir Fabris, presidente da Associação Norma de Oliveira Brito, além da Fazenda e administradora hospitalar Franciele Mezzomo foram feitas projeções para 2019 e renovados os compromissos de serem buscadas soluções conjuntas para os desafios que o hospital enfrentar. “O hospital somos nós, é da comunidade. Quando a comunidade abraça sua casa de saúde, colabora, contribui, faz sua parte, nos fortalecemos. O Poder Público está fazendo sua parte. Convido todos a também se tornarem parceiros para que Guaporé se torne uma referência em saúde com cada vez mais qualidade”, diz o prefeito Fabris.