Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
30/11/2018
Poder Público e UCS em busca de soluções para o Barracão
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Poder Público e UCS em busca de soluções para o Barracão

Dois anos, duas enxurradas e o transbordo do Arroio Barracão causando muitos prejuízos ao Poder Público e à população ribeirinha. A necessidade urgente de medidas definitivas, embasadas em projetos que realmente façam a diferença para o Município, dentro do que prevê a Legislação. Assim se resume a situação referente ao arroio que corta diversos bairros de Guaporé.
Dando início a um trabalho que promete render bons frutos, iniciaram-se as tratativas para que a Universidade de Caxias do Sul e seus profissionais desenvolvam em Guaporé um detalhado estudo hidrológico da Bacia do Arroio Barracão, buscando soluções viáveis. “A UCS está em Guaporé e é uma grande referência nacional. Estamos sempre em contato com o Campus local, diretor Francisco Salvagni, que também apoia essa iniciativa. Já trabalhamos juntos na elaboração do Plano Diretor, e agora vamos iniciar um trabalho muito profundo com relação ao arroio”, disse o prefeito Valdir Fabris.
Caxias do Sul
Na última terça feira, dia 27 de novembro, o secretário de Coordenação, Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Vilson Vicente Biessek, a secretária de Meio Ambiente Monia Zampeze e o coordenador da Defesa Civil Rafael Pisseti reuniram-se com a Professora Dra. Vania E. Schneider, Diretora/Pesquisadora do Instituto de Saneamento Ambiental iniciando as negociações. “São pessoas altamente capacitadas para colaborar com nosso município na busca por soluções deste problema que tanto aflige nossa comunidade. A resolução passará por ações múltiplas, que dependerão de todos. Mas só um diagnóstico do impacto das construções na área urbana, impactos da agricultura, desmatamento nas áreas onde passa o rio e o estudo hidrológico poderão nos nortear com segurança. É isso que estamos buscando”, esclarecem os secretários municipais.

Limpeza
A secretaria de Obras segue na manutenção do Arroio Barracão. Após a retirada de lixo e entulhos que poderiam obstruir a passagem da água em dias de chuva forte, a equipe seguirá atenta aos locais que necessitam de limpeza.

Na foto: Reunião na UCS, em Caxias do Sul, em busca de estudos referentes ao arroio Barracão.