16/11/2018
Novembro Azul: evento destaca a saúde do homem em Guaporé
Postado por: Secretaria da Saúde
Novembro Azul: evento destaca a saúde do homem em Guaporé

A Secretaria Municipal da Saúde, através de seu secretário Vanderlei José Scalco convida toda a comunidade para o evento alusivo ao Novembro Azul que será realizado dia 23 de novembro, das 16h às 20h, na Praça Central.
O objetivo principal é a conscientização dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
O evento terá a participação de diversas entidade e associações e com atividades voltadas à saúde do homem e culminando com uma caminhada com todos os participantes ao redor da Praça Central.

Novembro Azul

Para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem, surgiu o Novembro Azul, que tem como foco a importância da prevenção ao câncer de próstata. Assim como acontece no Outubro Rosa, durante todo o mês de Novembro existe um esforço de mídia para informar a população sobre as principais doenças que acometem a população masculina, destacando as formas de detectá-las antecipadamente e ajudando a tirar o estigma dos exames que ajudam nas rotinas de check-up médico. No Brasil, o câncer de próstata é o 2º mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma), segundo o Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA). A taxa de incidência da doença é 6 vezes maior nos países desenvolvidos se comparados com os países em desenvolvimento, e a previsão é de que em 2016 ocorram 61.200 novos casos (INCA).
Bons hábitos, por mais clichê que pareçam, são de importância crucial na prevenção de doenças, inclusive do câncer de próstata. Com a detecção precoce do câncer da próstata, consegue-se taxas de cura em torno de 90% a 95%.