07/11/2018
Secretaria da Agricultura realiza visitas às propriedades
Postado por: Secretaria da Agricultura
Secretaria da Agricultura realiza visitas às propriedades

O interior de Guaporé é rico e diversificado. Tem ousadia, empreendedorismo, tecnologia e sucesso. Algumas propriedades servem de modelo para o estado, e Guaporé se orgulha deste trabalho.
Com a criação da secretaria da Agricultura, o Governo está visitando propriedades, conversando com as famílias e colocando-se à disposição para que o setor continue se desenvolvendo. Uma dessas visitas aconteceu à família Baggio.
Quem teve a oportunidade de passar férias e curtir a infância no interior deve lembrar nitidamente da avó, do avô acordando antes do nascer do sol para tirar leite das vacas. Em poucas décadas, grandes revoluções aconteceram nas propriedades rurais. Prova disso é o pioneirismo em Guaporé, da família Baggio, moradora da Linha Quinta Pinheiro Machado (Peruzzo), que implantou um dos mais modernos e tecnológicos sistemas de ordenha do Brasil.
Desenvolvida para ordenhar o rebanho automaticamente 24 horas por dia e sete dias por semana, a ordenha robotizada, chamada de VMS, é um sistema inovador e está implantado no Brasil desde 2013.
Na propriedade da família Baggio, o robô, desenvolvido pela DeLaval, está instalado em um pavilhão onde ficam todas as 65 vacas que passam pelo processo. No total, são 70, mas cinco delas estão sendo secadas e só voltam a produzir após dois meses.
Toda a produção da família Baggio tem destinação. O leite é recolhido pela Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel – Empresa Dália Alimentos).
Exemplos de empreendorismo que alavancam o setor primário de Guaporé.