Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
15/10/2018
Projeto Museu Itinerante tem exposição sobre religiosidade
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Projeto Museu Itinerante tem exposição sobre religiosidade

Os imigrantes e a fé. Desde sua chegada a Guaporé, os colonizadores trouxeram a devoção, que junto com o trabalho e a coragem, impulsionou o desenvolvimento de uma cidade.
Ao longo dos caminhos do interior, muitas são as capelinhas espalhadas nas comunidades e muitas as imagens de santos e santas em seus altares. Na área urbana, a Matriz Santo Antônio, as capelas e as igrejas, demonstram o tamanho da religiosidade na cultura de um povo.
A religiosidade também está muito presente no acervo do Museu Municipal, que está de portas fechadas há anos e que precisa de um grande restauro para reabrir seu espaço próprio. Preocupada com a situação de seu acervo e querendo reativar todo o simbolismo de suas peças junto aos guaporenses, a secretaria de Turismo e Cultura resolveu inovar. Primeiro recuperou e catalogou todas as peças, muitas das quais estavam se deteriorando no porão de chão batido do Museu. Feito este trabalho, exposições temáticas itinerantes estarão em diversos pontos de movimentação da comunidade na cidade.
A primeira Exposição do Museu Itinerante acontece no Banrisul, até dia 31 de outubro. O tema é religiosidade. “ Queremos agradecer a todos que nos apoiam nesta iniciativa, em especial o apoio voluntário da artesã Raquel Teixeira, que acompanhará a montagem e seu layout e de Aires Lazaretti, responsável pela catalogação e manutenção do acervo. Estamos muito felizes em resgatar e manter viva nossa história. Continuamos trabalhando para promover uma ampla reforma no prédio do Museu. De imediato, convidamos a todos para que prestigiem nosso Museu Itinerante. São peças lindas e um acervo emocionante”, convida a secretária Cristiane Viel.