28/09/2018
Musicalidade na Escola: Temos sim!
Postado por: Secretaria da Educação
Musicalidade na Escola: Temos sim!

Abordar o papel da música na educação, não é apenas no foco da experiência lúdica, mas é um direcionamento de sua potência afetiva para se tornar uma grande ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem, tornando a escola, as aulas, as atividades mais alegres e receptivas, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, já que a música é um bem cultural e todos devem ter acesso.
A ação musical deve induzir comportamentos motores e gestuais, que direcionados às atividades lúdicas de alfabetização, escrita, leitura, e que facilitem a compreensão e associação dos códigos e signos linguísticos, gerando uma construção do saber. O processo de alfabetização é uma das fases mais bonitas do aprendizado, pois, é o primeiro passo para o conhecimento de si e da sociedade em que vive, conquistando assim seu espaço na mesma.
Os professores da Rede Municipal de Ensino, tiveram em sua capacitação, um encontro com o musicista Samuel Sodré, que também contemplou os alunos na Ciranda da Musicalidade com o seu espetáculo.
Os alunos do 1º Ano, estiveram na praça prestigiando este momento e no retorno à escola, tiveram a oportunidade de criar o seu instrumento musical e cantar com suas professoras Marta e Rosebel as músicas de Samuel Sodré.
Atividades como estas formam momentos de descontração, induzem a criatividade e a socialização entre os educandos e seus professores.