25/09/2018
Profissionais da Educação participam de palestra para prevenção ao racismo
Postado por: Secretaria da Educação
Profissionais da Educação participam de palestra para prevenção ao racismo

Visando promover um profunda reflexão sobre a importância das raízes culturais do povo negro, sua pertinência em uma região, objetivando compreender e identificar o racismo no cotidiano em sala de aula, como isso implica na formação das pessoas e da sociedade e buscando orientações sobre a melhor forma que os profissionais da educação podem intervir, proporcionando mais respeito e relações saudáveis no ambiente escolar, a Mestre em Educação, membro da Secretaria Estadual de Educação de Relações Étnico-Raciais Adriana dos Santos esteve em Guaporé, dia 24 de setembro.
A convite da secretaria municipal de Educação, Cpers e Escola Félix Engel Filho, Adriana participou de mais um encontro de formação de professores e funcionários da Rede Municipal e Estadual.
A temática “Como perceber e trabalhar situações de racismo na escola?” é histórica e ao mesmo tempo muito atual, sendo abordada com maestria pela palestrante. O principal objetivo é identificar as raças que formam nosso povo e ao mesmo tempo valorizar e dignificar cada etnia, sejam brancos, negros, pardos, índios, ruivos, valorizando a beleza que há nas diferenças, sem discriminação.
O objetivo também foi enfatizar a importância da memória cultural do povo negro, trazendo para as crianças e jovens o orgulho de suas raízes culturais, tornando-os disseminadores da autoafirmação, autoestima e valorização da diversidade.
Confira alguns momentos deste encontro, que aconteceu na noite de 24 de setembro, no Salão Paroquial.