01/09/2018
Acendimento da Chama da Pátria marca o 1º de Setembro
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Acendimento da Chama da Pátria marca o 1º de Setembro

Primeiro de setembro, data em que iniciam as comemorações pela Semana da Pátria, que se estendem até sete de setembro. Neste ano, os 50 anos do Projeto Rondon é o tema da homenagem nacional. Já o tema estadual escolhido para 2018 são os 100 anos do Tribunal da Justiça Militar no Rio Grande do Sul.
O Projeto Rondon, sob coordenação do Ministério da Defesa, é conduzido em estreita parceria com os ministérios da Educação, Desenvolvimento Social, Agrário e Combate à Fome, da Saúde, do Meio Ambiente, da Integração Nacional, do Esporte e com a Secretaria de Governo da Presidência da República. Essa ação interministerial é realizada em conjunto com os Estados e municípios que, em parceria com as instituições de Ensino Superior, visa somar esforços com as lideranças comunitárias e com a população, a fim de contribuir com o desenvolvimento local sustentável e na construção e promoção da cidadania.
Também comemoram-se os 100 Anos do Tribunal da Justiça Militar.
Atualmente, três Estados mantém Tribunais de Justiça Militar: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, sendo os primeiros criados a partir do convênio, entre União e Estados, para reorganização das polícias militares e das justiças militares estaduais. Com a constituição de 1988 e a reafirmação da condição militar dos corpos de bombeiros dos Estados e do Distrito Federal, os membros dessas instituições também ficam jurisdicionados aos TJM.
E em Guaporé a temática de 2018 a temática é " Cultura como fonte de raízes e ideias" visando apoiar e realizar atividades culturais que impulsionem a educação, qualidade de vida, lazer e inspire a criatividade.
A abertura aconteceu na Casa da Cultura, com o Grupo de escoteiros Nacê para a entrega da centelha do Fogo Simbólico ao prefeito em exercício Adalberto Bastian, para o acendimento da Pira da Pátria.
Após, as bandeiras foram Hasteadas em respeito à Pátria. Esta atividade se repete até dia 7, às 8h30min, com arriamento às 17h.