20/08/2018
Fogo Simbólico: Solenidade abre oficialmente as comemorações pela Pátria
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Fogo Simbólico: Solenidade abre oficialmente as comemorações pela Pátria

Guaporé foi contemplada com tradicional cerimônia que faz parte da 81ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, na tarde chuvosa de 20 de agosto, em Solenidade na Casa da Cultura. A corrida do fogo simbólico é uma prática cultural exercida desde 1938, a qual foi institucionalizada em Porto Alegre, pela Liga da Defesa Nacional, uma entidade patriótica, com o apoio dos clubes esportivos da cidade. Tal evento foi inspirado na corrida de revezamento da chama Olímpica na cerimônia de abertura dos jogos olímpicos de Berlim em 1936.
Desde então, todos os anos, a Liga da Defesa Nacional, realiza esta cerimônia, como abertura às comemorações da Independência do Brasil, como culto à Pátria e procurando manter viva no povo brasileiro, principalmente entre crianças e jovens, a chama que alimenta os valores da nossa terra, a cultura e a história do povo brasileiro.
Desta forma, o Poder Público Municipal de Guaporé recebeu o representante da Liga da Defesa Nacional, que há cerca de vinte anos realiza a nobre cerimônia, o Coronel Álvaro Cruz Ferreira.
Conduzido pelos Escoteiros Nacê, entregue pelo Coronel ao vice prefeito Adalberto Bastian, o Fogo Simbólico arderá durante todas as comemorações pela Semana da Pátria.
Para abrilhantar a solenidade, aconteceu a apresentação dos alunos da EMEI Gasparzinho, Turma do Pré I, com a canção “Esperando na Janela”.
Confira alguns flagrantes.