20/08/2018
Programa Jovem Empreender Rural conta com 10 pedidos em análise
Postado por: Secretaria da Agricultura
Programa Jovem Empreender Rural conta com 10 pedidos em análise

Pioneiro em políticas públicas para que os jovens permaneçam na zona rural, o Município de Guaporé orgulha-se da Lei n.° 3.836/2017, sancionada pelo Poder Executivo em 23 de outubro, após aprovação do Legislativo, que instituiu o Programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural. O objetivo é proporcionar apoio financeiro aos jovens, buscando o incentivo do aumento na produção e da renda familiar, o que fortalece iniciativas diferenciadas para o setor primário. Por meio da Lei, a Administração Municipal reembolsará, para os jovens com idade entre 18 e 35 anos que se enquadrarem as normas, 15% das despesas do financiamento através do Pronaf (Pronaf Investimentos-Linha Mais Alimentos) concedidos para empreendimentos que não ultrapassem R$ 100 mil.
“Via de regra, a iniciativa equaliza os juros e as despesas financeiras, culminando com a devolução apenas do capital”.
Além do Executivo e do Legislativo, todas as entidades congregadas dentro do Conselho de Desenvolvimento Rural de Guaporé (COMDERG) sentem-se extremamente satisfeitas com esse trabalho.
Desde que entrou em vigor, a Lei já beneficiou (projetos executados e em execução) cerca de cinco jovens de famílias produtoras rurais, conforme informou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), que acompanha o desenvolvimento dos projetos, juntamente com a Emater/RS-ASCAR e Secretaria da Agricultura. Estes buscam melhorar as condições de trabalho no campo, agilizar os processos para que as culturas e os produtos in natura tenham maior rentabilidade e possam chegar com mais qualidade na mesa de todos.
O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (COMDERG) analisa cerca de 10 projetos de jovens que buscam ajuda para investir nas propriedades rurais.
Além do benefício financeiro, o jovem contemplado com o Programa Jovem Empreendedor Rural também não terá despesas com as taxas de licenciamento ambiental de responsabilidade do Município. Porém, se deixar de atuar na atividade na qual credenciou-se para receber o incentivo perderá todos os benefícios previstos, podendo,inclusive ressarcir o Município de valores recebidos indevidamente.
Esse trabalho é considerado destaque nesse ano de 2018.

- Empreendimento de energia renovável, na Linha Félix da Cunha, apoiado pelo programa que busca colaborar com a permanência do jovem na zona rural;

- Agroindústria de laticínios apoiado pelo programa que busca colaborar com a permanência do jovem na