Município de Guaporé

Cerca de 790 crianças devem ser vacinadas contra o Sarampo e a Polio
Postado por: Secretaria da Saúde
Cerca de 790 crianças devem ser vacinadas contra o Sarampo e a Polio

O Setor de Imunizações Guaporé está preparado para a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. A meta prioritária é vacinar crianças de 1 a 4 anos, onde estarão disponíveis as seguintes vacinas, além das de rotina:

*Vacina inativada contra a Poliomielite (VIP)
*Vacina Oral contra a Poliomielite (VOP)
*Vacina Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola)

Os pais devem comparecer aos postos munidos da caderneta de vacinação para conferir se há vacinas em atraso.

Sarampo:
Sarampo é uma doença infecto contagiosa aguda e viral, provocada por um vírus, com elevada transmissibilidade e que pode acometer pessoas de qualquer idade.
Transmissão: de pessoa para pessoa pelas secreções nasais, tosse ou fala. Sintomas: tosse, febre, manchas avermelhadas pelo corpo, dores no corpo, coriza e conjuntivite. A forma de prevenção mais eficaz é a vacina tríplice viral.

Poliomielite:
A Poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
Sintomas: A poliomielite pode causar paralisia e até mesmo a morte, mas a maioria das pessoas infectadas não fica doente e não manifesta sintomas, deixando a doença passar despercebida. A maior parte dos casos apresenta o tipo não-paralítico da doença, em que a pessoa não manifesta nenhum sintoma.
Quando os sintomas surgem são brandos, e podem ser facilmente confundidos com uma gripe. Os sinais e sintomas, que costumam durar de um a dez dias, são: Febre; Dor na garganta e na cabeça; Vômitos; Mal-estar; Dor nas costas ou rigidez muscular (principalmente nos membros inferiores); Meningite.
Prevenção: A vacinação é a única forma de prevenção da Poliomielite. Todas as crianças menores de cinco anos de idade devem ser vacinadas conforme esquema de vacinação de rotina e na campanha nacional anual.

Vacinação em Guaporé:

Em Guaporé a vacinação acontecerá de 6 a 31 de agosto, nos horários de atendimento normal das Unidades de Saúde e no sábado Dia 18 das 8h às 17h.
APROXIMADAMENTE 790 CRIANÇAS DEVEM SER VACINADAS COM A DOSE D de VOP e Tri viral em Guaporé, de acordo com o seu estado vacinal de Rotina e idade correspondente.
Atenção: crianças com alergia a proteína do leite, comprovada por exames, os pais devem avisar antes da vacinação, para que possa ser providenciada a vacina correta, no caso da Triviral.
Vacine e proteja seu filho! É seu direito e sua responsabilidade