Município de Guaporé

Hospital terá dois médicos plantonistas em dias de maior procura
Postado por: Secretaria da Saúde
Hospital terá dois médicos plantonistas em dias de maior procura

No dia 27 de julho, Poder Público Municipal e Hospital Manoel Francisco Guerreiro oficializaram mais uma importante ação em parceria para atender a comunidade: a contratação de um segundo médico plantonista para os dias e horários de maior procura pela população.
Serão dois médicos plantonistas disponíveis às sextas, sábados e domingos à noite, atendendo uma reivindicação da população. “Era nosso compromisso e uma das grandes necessidades do Hospital de Guaporé, em se tratando do atendimento no plantão. Com dois médicos nos dias e horários de maior procura, agilizaremos e qualificaremos o atendimento, diminuindo o tempo de espera. O que acontece é que há uma triagem e aquela pessoa que não teve situação grave diagnosticada, precisava deixar que os atendimentos de urgência fossem realizados primeiro. Com dois médicos, isso vai fluir com muito mais rapidez”, diz o prefeito.
“O segundo plantonista vem complementar a implantação do Prontuário Eletrônico, que também era nosso compromisso de Governo. Agora, todos os pacientes têm seu histórico médico registrado, e quando for atendido no hospital ou em qualquer posto de saúde, o profissional poderá identificar quando foi sua última consulta, se está em tratamento, se foi medicado, entre outras informações muito importantes. Isso qualifica o atendimento e evita desperdício de remédios, protegendo também o paciente de ser duplamente medicado: no plantão e no posto. Agora, identificando quem realmente precisa da consulta de urgência e emergência e com dois médicos no plantão do hospital, teremos um salto de agilidade e qualidade neste setor”, explica o vice-prefeito e secretário da Saúde.
O serviço de Plantão do Hospital Manoel Francisco Guerreiro é gerido pela Associação Hospitalar. O pagamento dos dois médicos é feito por Poder Público. “A Associação administra o hospital de forma livre e desvinculada do Executivo. Mas a parceria que firmamos, com toda a certeza, resulta em ações coordenadas e cada vez mais eficazes entre a saúde preventiva, a cargo do Município e curativa, a cargo do Hospital. Caminhando juntos vamos mais longe e obtemos muito mais qualidade”, dizem as autoridades.
A formalização da contratação de um segundo plantonista em horários de necessidade aconteceu no Gabinete, sendo o hospital representado por Norma de Oliveira Brito, presidente da Associação Hospitalar.