Município de Guaporé

Contra o sarampo e a paralisia: Capacitação envolve 49 municípios
Postado por: Secretaria da Saúde
Contra o sarampo e a paralisia:  Capacitação envolve 49 municípios

A campanha contra o sarampo e a poliomielite começa dia 6 de agosto, na próxima segunda feira. Antecedendo a vacinação, as equipes de saúde dos municípios gaúchos têm participado de capacitações para que todo o processo ocorra com muito sucesso e atingindo 100% do público alvo, que são crianças de um ano a menores de cinco.
Entre os assuntos que estão em pauta entre Ministério da Saúde, Secretaria Estadual e Municípios, as baixas coberturas vacinais e estratégias de intervenção em relação a essas coberturas, com destaque para o sarampo e a poliomielite.
Nas capacitações destinadas aos profissionais que atuam nas salas de vacinas informações importantes sobre a campanha de vacinação. A programação aborda desde indicações e contraindicações da vacina até técnicas para casos de eventos adversos. Também serão atualizados os procedimentos de armazenamento e aplicação das doses, entre outros assuntos que surgem como dúvidas.
Guaporé foi o palco para a capacitação dos profissionais em saúde de 49 cidades pertencentes à 5ª Coordenadoria Regional.
A troca de experiências, a união de esforços e a mobilização da comunidade são fundamentais para que as crianças sejam protegidas contra essas duas doenças que causam preocupação no Brasil.
Vacinação em Guaporé
Com uma equipe eficiente e muito atuante, a secretaria da Saúde de Guaporé, através do setor de vigilância epidemiológica, atua fortemente na divulgação das campanhas e empenha-se em atingir as metas propostas pelo Ministério, para manter os guaporenses protegidos de doenças que podem ser prevenidas com as vacinas. Contra o sarampo e polio, a Campanha 2018 acontecerá de 6 a 31 de agosto, em todas as unidades de saúde. O dia D contra sarampo e poliomielite é 18 de agosto.
Crianças de 1 a menores de cinco anos devem comparecer nos ESFs de seus bairros ou no Centro Municipal da Saúde, através de seus pais ou responsáveis, com a caderneta de vacinação, independente da situação vacinal.
Receber a gotinha é fundamental para proteger a si e à comunidade. “Vacinar não é só um direito, é um dever de cada pessoa que realmente busca uma comunidade saudável. Quem vacina o filho, protege não só a criança, como todos que convivem com ela”, orienta Regina Fin, enfermeira.