Município de Guaporé

Empossados os Conselheiros Tutelares Suplentes
Postado por: Secretaria da Assistência Social e Habitação
Empossados os Conselheiros Tutelares Suplentes

Na tarde de 30 de julho, na Casa da Cultura, foram empossados os Conselheiros Tutelares Suplentes, que receberam os certificados das mãos das autoridades presentes.
Com a presença do prefeito Valdir Fabris, Vice Adalberto Bastian, presidente da Câmara Homero Marcolina, secretário de Assistência Social Alessandro de Almeida e presidente do Comdica Estêvão Sgorla, a solenidade empossou:

1ª Suplente - Alexandra Isabel Chaves
2ª Suplente - Maria Auxiliadora Mattei
3ª Suplente - Ivanete Antonieta Petuco Strapazzon
4º Suplente - Rogério de Souza
5ª Suplente - Cristiane Alves Borges
O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.
“Parabenizo todas as pessoas que colocaram suas habilidades, seu tempo e sua determinação à disposição da sociedade para proteger o futuro. Sim, todos aqueles que atuam junto ao Conselho Tutelar são tutores do amanhã: as nossas crianças e os nossos jovens. Se como sociedade, conseguirmos garantir uma infância e juventude saudável, feliz, com qualidade de vida e direitos garantidos, colheremos uma sociedade igualmente saudável e feliz quando esses jovens e crianças se tornarem adultos. Muito nos perguntamos que mundo deixaremos para nossos filhos, mas o inverso também é preocupante: que filhos deixaremos para o mundo?
Precisamos proteger o mundo e nossos jovens da violência, física e psicológica, do desamparo, do desamor. E os Poderes Constituídos, contam com um braço direito chamado Conselho Tutelar: eleito pela comunidade para zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. Para acompanhar os menores em situação de risco e decidir em conjunto sobre qual medida de proteção para cada caso é a mais adequada. O exercício efetivo da função de Conselheiro constitui serviço público relevante e quem o pratica merece todo nosso apoio, suporte, parceria e admiração” disse o prefeito Fabris em sua manifestação.
Todos foram diplomados e estão aptos a realizarem o trabalho junto ao Conselho, quando necessário.

No mês de outubro de 2019 será realizada a eleição unificada, em âmbito nacional, para candidatos a Conselheiros Tutelares Titulares e Suplentes, para um mandato de quatro anos, conforme Lei Federal nº 12.696/2012.