Município de Guaporé

Contra a dengue: Mutirões prosseguem nos bairros da cidade
Postado por: Secretaria da Saúde
Contra a dengue: Mutirões prosseguem nos bairros da cidade

Guaporé é considerado município infestado pelo Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela devido à identificação de larvas do mosquito em vários pontos da cidade durante os meses mais quentes. Mesmo no inverno, as equipes profissionais das Vigilâncias em Saúde: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental, unindo os agentes de saúde e com apoio da comunidade e secretaria de Obras seguem atuando no combate ao mosquito. O objetivo é que no verão, quando as temperaturas são propícias para que as larvas eclodam, os focos tenham sido eliminados, mantendo as doenças bem longe de Guaporé.
Na última semana, o mutirão de limpeza aconteceu no bairro São José, com o recolhimento de lixo e entulho que poderia acumular água e se tornar criadouro. A vigilância é constante e o trabalho deve ser contínuo.
Colabore, pois a vítima do mosquito, se a dengue chegar, pode ser você!

Como eu posso ajudar?
Mantendo os terrenos limpos e fiscalizando os canteiros, parques, praças ao redor de sua casa. Todos somos responsáveis e devemos fazer nossa parte, mesmo que o lixo “não seja nosso”.
Recolha e encaminhe para destinação correta todo tipo de lixo que possa acumular água.
Não deposite lixo e entulhos em terrenos baldios, beira de rios, estradas do interior.
Evite acúmulo de água em vasos, recipientes em sua casa.
Mantenha a água da piscina tratada e as caixas d’água e cisternas fechadas.
Denuncie e busque informações caso flagre depósito irregular de lixo ou piscinas com água não tratada.
Se todos agirem, o mosquito será eliminado!