13/07/2018
Apenados do regime semiaberto têm colaborado com o embelezamento da cidade
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Apenados do regime semiaberto têm colaborado com o embelezamento da cidade

Um dos principais fatores que causam reincidência após o cumprimento de pena no sistema carcerário brasileiro é a falta de oportunidade de recomeçar a vida com trabalho e dignidade. A ressocialização de apenados é tão importante quanto o cumprimento das condenações, para que as pessoas que cometeram algum crime paguem sua conta com a sociedade.
Em Guaporé, um projeto exemplar tem dado excelentes resultados, oportunizando que pessoas que cumprem pena no regime semiaberto encontrem atividades de trabalho e colaborem com a limpeza e embelezamento da cidade.
Dentro deste objetivo, o Poder Público Municipal firmou convênio com a Susepe, permitindo a utilização da mão de obra do semiaberto do Presídio Estadual de Guaporé auxiliando nos serviços gerais da secretaria de Obras.
Cada apenado trabalha 8h por dia, sem criação de vínculo empregatício com o Município, beneficiado com redução de pena, para cada três dias trabalhados menos um dia de pena, e com remuneração de acordo com a Legislação. Sempre estão acompanhados pelo responsável, Juarez Sgarbosa, e qualquer comportamento em desacordo pode acarretar no desligamento.
São oito pessoas que fazem parte do projeto, e atuando de forma dedicada às ações propostas.
Realizam este tipo de trabalho aqueles que cumprem penas por delitos mais leves, mostrando que é possível uma volta à sociedade, sentindo-se útil, apoiado e com oportunidade para reescrever a história, sem recorrer aos artifícios do mundo do crime.
A construção da Segurança Pública também passa pelas políticas de não violência.
Nas fotos, ajardinamento realizado no Centro Municipal de Saúde, pela equipe.