05/07/2018
Dia de Campo sobre tecnologias para a fruticultura
Postado por: Secretaria da Agricultura
Dia de Campo sobre tecnologias para a fruticultura

No dia 27 de junho realizou-se o “Dia de Campo sobre Tecnologias para a Fruticultura”. Mais de 100 agricultores de Guaporé e região participaram do evento que aconteceu na propriedade rural da família Bresolin, localizada na Linha Sexta São Roque. Durante todo o dia, palestras sobre a implantação de pomares, tecnologia de cobertura de solo, cuidados com aplicação de agrotóxicos, cuidados e exames com saúde do trabalhador, e três estações especificas sobre regulagem de pulverizador, local para armazenagem e abastecimento de agrotóxicos e sistema de tela antigranizo, foram realizadas.
“A fruticultura tem alto rendimento e o melhor retorno financeiro por hectare. Desta forma é preciso incentivar o setor. Ao mesmo tempo, devemos estar atentos às novas tecnologias disponíveis no mercado agropecuário”, disse o extensionista da Emater Tiago Figueiredo.
O engenheiro Agrônomo, Antônio César Perin, palestrou sobre as “plantas de cobertura de solo: sua importância no controle da erosão e na melhoria da fertilidade dos solos”. A representante da secretaria da Saúde, Vanessa Foppa, alertou os agricultores sobre a necessidade de realizar o exame de colinesterase com objetivo de averiguar os índices de contaminação por agrotóxicos. Os exames devem ser periódicos para que a saúde do agricultor seja monitorada. O secretário da Agricultura e de Obras, de Guaporé, Leo Pandolfo, em sua explanação, afirmou que o Poder Público formata estratégias para atender os aspectos de infraestrutura para ao meio rural e fazer com que o setor cresça e se desenvolva cada vez mais.
Empresas ligadas ao setor, mostraram as tecnologias existentes para proteção das aplicações dos defensivos.