02/07/2018
Reencontro de participantes do Ceclimar aconteceu na Casa da Cultura
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Reencontro de participantes do Ceclimar aconteceu na Casa da Cultura

A manhã de 2 de julho foi de fortes emoções para professores, ex alunos e todos os profissionais que envolveram-se em algum momento com o Ceclimar.
Durante 16 anos muitos guaporenses do Ensino Médio participaram do projeto junto ao Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos, nas margens da Lagoa Tramandaí, em Imbé. O Ceclimar acolheu turmas das escolas Estaduais, Municipais e Particular do Município, marcando profundamente os estudantes não só no conhecimento específico de biologia, como na troca de experiências, amizade, companheirismo, diversão e compartilhamento de momentos inesquecíveis.
Representantes dessas turmas que puderam se fazer presentes atenderam ao convite das secretarias de Cultura e de Educação, para recepcionar em Guaporé aquele que esteve à frente deste projeto: o professor Luiz Alberto Pedroso.

Nascido em Uruguaiana, atualmente residindo no município de Imbé, durante mais de vinte cinco anos ministrou os cursos no Ceclimar. Possui formação em Oceanologia pela Fundação Universitária de Rio Grande(FURG), tem especialização em Educação Ambiental e é Professor da Rede Estadual nas disciplinas de Biologia e Química. Uma pessoa de grande espiritualidade, sensível, tranquilo, místico.

Em Solenidade organizada pela Secretaria de Turismo e Cultura e Educação, na parceria com os educandários, o Poder Público recepcionou Pedroso, que fez a entrega de um amplo acervo cuidadosamente produzido ao longo do tempo e das turmas atendidas.
Toda essa preciosa documentação passará a fazer parte da Cultura do Município, podendo ser acessada pelo público interessado.
O prefeito manifestou-se em nome de Guaporé e grandes personagens desses tempos se fizeram presentes, entre eles os professores que acompanharam as turmas. Para Berenice Romanzini Polita, foi um grande marco, principalmente para a escola estadual Bandeirante. “Foi um grande desafio, levar adolescentes para a praia, sob nossa responsabilidade, para um curso que tínhamos ótimas referências, mas que tudo seria um teste. Esse teste deu tão certo que durante 16 anos repetimos a experiência, marcando profundamente a vida de todos nós”, relembra.
Pedroso foi recebido com todo o carinho e certamente retornará muitas vezes ao Município.
Confira flagrantes.