Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
25/06/2018
Comunidade conquista novo espaço para a Educação Infantil
Postado por: Secretaria da Educação
Comunidade conquista novo espaço para a Educação Infantil

Um fim de tarde cheio de luz. Seja pela energia das crianças, pelo pôr do sol marcante ou pela emoção que tomou conta de todos durante a solenidade de entrega de um novo e amplo espaço para a Educação Infantil do Município. “Com essa conquista, cheios de alegria, podemos afirmar que zeramos a lista de espera, que chegava a quase 200 crianças quando assumimos a prefeitura de Guaporé, na educação infantil”, disse o prefeito.
Com a presença de autoridades do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, autoridades civis e eclesiásticas, profissionais da educação, crianças, famílias e comunidade, foi entregue oficialmente o Anexo da Escola Mônica, que assim que os trâmites legais com o Sesi forem concluídos, passará a ser uma nova Escola de Educação Infantil.
Município de Guaporé comemora o fato de ser um dos poucos de seu porte hoje a ter todas as crianças em idade de creche (04 meses a 03 anos e 11 meses) com vagas na Educação Infantil. Com a ampliação do anexo da EMEI Mônica, no Centro Esportivo do SESI, a Educação Municipal conseguiu zerar uma lista de espera de mais de 160 crianças. Este novo local, possível graças à parceria do Poder Público e o SESI- FIERGS, foi adaptado, modernizado e respeita todas as exigências para que as crianças recebam um atendimento de excelência.
“Guaporé ganha destaque estadual e nacional com o resultado desse esforço coletivo para conseguirmos que todas as crianças em idade de creche tivessem vagas”, disse o Promotor da Comarca de Guaporé, Dr. Laerte Kramer Pacheco. “Foram muitas reuniões, busca de muitos caminhos para que chegássemos até aqui. Eu, que tenho contato com a comunidade que mais necessita do suporte do Poder Público, posso dizer como testemunho que não fiz mais nenhum atendimento de famílias solicitando vagas após a abertura desse espaço”, confirmou o Defensor Público Dr. Ricardo Girardello. “As mães poderão ir trabalhar, desempenhar suas atividades, tranquilas, seguras, sabendo que seus filhos estarão em um ambiente protegido. Então, parabéns e que todos sejam felizes nessa nova casa”, afirmou a Juíza da 2ª Vara da Infância e Juventude Dra. Renata Dumont Peixoto Lima.
A secretária de Educação fez questão de agradecer o apoio de toda a equipe de Governo Valdir Fabris e Adalberto Bastian, por priorizar a educação. “Muitas vezes os secretários precisaram abrir mão de seus próprios projetos, para que priorizássemos a educação. Muitas são as demandas de obras, mas a nossa maior obra é o atendimento às pessoas”, afirmou Veridiana Tonini.
“O maior desafio quando se está num setor público, no nosso caso a Educação, é acolhermos às 6h20 min da manhã todas as nossas crianças, e devolvermos a responsabilidade às famílias às 18h20min. Crianças, frágeis, como nesse espaço que acolhe o berçário, estão sob nossa responsabilidade. O nosso olhar, o nosso cuidado com essa vida, com esse futuro, é fundamental, a maior obra. Nós estamos sim, investindo. Investindo em pessoas. Hoje 28% do Orçamento vai para a Educação. Isso representa R$ 1 milhão a mais. Só nos últimos meses, contratamos mais 50 profissionais. Isso é responsabilidade, é apostar no futuro da comunidade. É saber que educação não é gasto, é investimento”, disse. Para finalizar, pediu que todos que estivessem envolvidos com o trabalho de abertura do novo espaço levantassem, e solicitou a todos uma salva de palmas pelo trabalho conjunto realizado.
Visivelmente emocionado, o prefeito Valdir Fabris fechou a solenidade recordando o caminho árduo e todas as dificuldades, negociações, reuniões para que através das forças do Judiciário, da parceria com o Sesi e da união de todos os setores do Poder Público, o Município chegasse a esse marco. “Como prefeito, tenho a noção da responsabilidade que tenho, junto a minha equipe, com cerca de três mil alunos que temos hoje. Nós tínhamos uma judicialização para colocarmos todas as crianças nas escolas. Nos perguntamos: como fazer isso? Buscamos verbas com todos os secretários. E hoje me emociono em dizer que recebia pedido de todas as pessoas, desde um irmão, passando pelo vereador, pela diretora, pela mãe pedindo: por favor, consegue uma vaga para meu filho. E nós, com muito trabalho, respeitando a lista, hoje podemos dizer que tem vaga para todo mundo” comemorou.
E para finalizar disse: “Queremos pedir a união de todos. Pais, famílias, comunidade. Saibam que vivemos em uma cidade maravilhosa, onde as pessoas trabalham pelo bem de todos. Estou muito feliz de ser prefeito, porque vamos mostrar que estamos no caminho certo”.
Também manifestaram-se as diretoras Mônica Mariani e Alexandra Ayres Moreira, o padre Pedro Nierotka abençoou as instalações, houve apresentações artísticas, visita às instalações e um chá servido pela escola.
Confira flagrantes deste momento importante.