20/06/2018
Guaporé prepara a Consulta Popular 2018
Postado por: Secretaria da Coordenação e Planejamento
Guaporé prepara a Consulta Popular 2018

Neste ano de 2018 a votação da Consulta Popular será realizada nos dias 26, 27 e 28 de junho em Guaporé e em todos os municípios gaúchos, por meio de voto secreto. Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul. Os eleitores poderão votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação. A votação será apenas em meio digital, de forma on-line através do site da Consulta Popular e de forma off-line, através de aplicativo desenvolvido pela PROCERGS, e disponibilizado para uso dos Coredes e Comudes para a captação de votos. Para a votação é necessário o número do seu título de eleitor.
Em Guaporé, o secretário de Coordenação e Planejamento convida todos os eleitores a participarem do processo, visando investimentos que beneficiem a comunidade. “Quando canalizamos a votação para áreas que beneficiem Guaporé, ganhamos força na região e garantimos os recursos estaduais. É uma oportunidade da comunidade se unir pelo bem comum”, diz Vilson Biessek.
Neste ano a Consulta Popular trará um recurso de aproximadamente R$ 3.1 milhões para o orçamento de 2019. Na audiência foi definida também a divisão deste valor; estabelecendo-se que o montante será dividido entre as três demandas mais votadas, ficando 40% para a que tiver o maior número de votos e 30% para a segunda e a terceira respectivamente. O cidadão poderá votar em somente uma das seis demandas existentes na cédula.
A votação on line acontecerá pelo WWW.CONSULTAPOPULAR.RS.GOV.BR . Haverá a disponibilização de pontos públicos de acesso à internet para a população realizar a votação.