15/06/2018
Mais Saúde: Anemia não é somente deficiência de ferro
Postado por: Secretaria da Saúde
Mais Saúde: Anemia não é somente deficiência de ferro

O que é Anemia? A anemia é resultado da falta de glóbulos vermelhos no corpo, que causa a redução do fluxo de oxigênio para os órgãos. A anemia secundaria não é uma doença , é um sinal de doença. Se uma pessoa é diagnosticada com anemia, o próximo passo é investigar a causa, pois com certeza há alguma doença por trás, que está causando a queda no número glóbulos vermelhos no sangue. E por vezes não basta somente prescrever ferro. A anemia pode ser causada por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A e proteínas.
Quais são os tipos de anemia? Há vários tipos de anemia. Vou citar as mais comuns. A anemia ferropriva que é a falta de ferro no organismo. A anemia perniciosa que é por deficiência de vitamina B12. Também tem a anemia por deficiência de acido fólico. Podemos citar ainda a anemia falciforme que é uma doença do sangue causada por uma alteração genética que diminui a capacidade de transportar oxigênio para as células do corpo. Os sintomas são cansaço, queda de cabelo, sonolência, pele ressecada e entre outros sintomas.
Alguns nutrientes que pode atrapalhar a absorção de ferro no organismo? Sim, temos que ter cuidado porque, às vezes, as pessoas consomem alimentos ricos em ferro mas não absorvem numa forma adequada esse nutriente porque consomem junto alguns nutrientes que prejudicam a absorção do ferro. Exemplo: o cálcio e compostos fenólicos encontrados no leite e seus derivados, café preto, bebidas alcoólicas, chocolate e chás verdes. OBS: Cuidado ao consumir aquela carne com queijo por cima, ou dar para a criança uma madeira com leite logo depois das refeições.
É verdade que cândida e anemia estão interligadas? Muitas vezes sim, pois ela bloqueia a absorção de ferro. Para evitar o problema, você precisa evitar excesso de açúcares e doces em geral, produtos industrializados e processados. Para tratar a anemia também é preciso cuidar da saúde do seu intestino com probióticos e alimentos prebióticos. O princípio não é: “você é o que você come”, pelo contrário, “você é o que você digere e absorve”. Se você não está digerindo, absorvendo e assimilando nutrientes corretamente, você não está absorvendo ferro e outros micronutrientes adequadamente.
Há algum nutriente que pode ajudar na absorção do ferro? Sim. Depois das refeições introduza frutas cítricas que contenham vitamina C. Ela ajuda na absorção do ferro e está presente no limão, laranja, goiaba, abacaxi, morango e outros.
Ferritina baixa é sinônimo de anemia? Às vezes o paciente está com o ferro adequado mas a ferritina baixa. Cuidado. É um sinal de alerta, o ideal é que o paciente esteja com a hemoglobina e a ferritina dentro dos padrões normais no exame. A ferritina baixa às vezes indica uma ativação incorreta dos hormônios tireoidianos e várias carências de micronutrientes. Por isso que é muito mais complexo que tomar somente o sulfato ferroso e achar que vai se curar da anemia. Nosso corpo é uma bioquímica de reações metabólicas.
Quais alimentos podem ajudar a combater a anemia? O ferro é um mineral muito importante para a nossa saúde celular, especialmente por fazer parte da hemoglobina, proteína essencial para o transporte de oxigênio para todos nossos tecidos. Temos dois tipos de ferro: o heme e o não heme. O ferro heme está presente nos alimentos de origem animal como nas carnes em geral. O ferro não heme está presente nos alimentos vegetais como no feijão, folhas verdes escuras, grão de bico, ovo e outros. A maioria das pessoas só consomem o ferro heme e pouco ferro não heme. Precisamos consumir os dois tipos de ferro para ter um balanceamento no nosso organismo. Nem só da falta de ferro se faz a anemia. A produção constante de glóbulos vermelhos também depende de nutrientes como vitamina B12 e ácido fólico.
Como se pode notar, a anemia é uma situação complexa que pode indicar dezenas de doenças diferentes. O importante é procurar ajuda médica sempre que houver suspeita de anemia e consultar uma nutricionista funcional para ajudar a melhorar o seu plano alimentar e conseguir, de forma adequada, recuperar ou melhorar o seu estado de saúde e qualidade de vida.

Programa Mais Saúde- Secretaria da Saúde
Produção das nutricionistas Michele Dagnese e Ana Paula Trentin