Município de Guaporé

Horto Florestal: De depósito de lixo a viveiro de flores e mudas
Postado por: Secretaria do Meio Ambiente
Horto Florestal: De depósito de lixo a viveiro de flores e mudas

O Poder Público Municipal, em especial a secretaria de Meio Ambiente comemora a reativação do Horto Florestal Municipal. O local, antes transformado em depósito de lixo, hoje é terra fértil para o plantio de flores, mudas de árvores nativas, trilhas ecológicas e será palco para trabalhos de educação ambiental junto às escolas. “Esta é a menina dos olhos da secretaria. Um trabalho que começamos em 2017, junto à secretaria de Obras e Agricultura, e que agora está apto a receber as sementes e dar frutos. Encontramos muito lixo e um local abandonado. Vamos transformá-lo num exemplo de como a natureza se regenera, se transforma, quando tratada com respeito e com carinho”, diz a secretária.
Localizado em uma área dentro do parque do Autódromo Internacional Nelson Luiz Barro, de Guaporé, o Horto Florestal Municipal foi sinônimo, em décadas passadas, de fartura na produção e distribuição de mudas para reflorestamento, arborização nas margens de rios e vias públicas, e embelezamento da cidade. O espaço, que tanto repôs mudas e revitalizou o meio ambiente, esteve abandonado e praticamente desativado.
A estufa, espaço utilizado para a produção das mudas, ficou completamente destruída.
A secretaria municipal de Obras iniciou a revitalização completa do local em 2017 e concluiu a ação no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
O local será uma verdadeira incubadora para que a natureza se desenvolva através do plantio de múltiplas flores, árvores nativas e mudas de muitas espécies. O Horto receberá atividades na área da Educação Ambiental, com estudantes, oferecendo também trilhas ecológicas de observação e aprendizado.
O trabalho da equipe de Meio Ambiente, Obras e Agricultura celebra a valorização da vida e a conscientização para um desenvolvimento sustentável.
A estufa já recebeu nova cobertura e as mudas começarão a ser produzidas e muito em breve abastecerão os canteiros e locais públicos de Guaporé.
Confira o antes e o depois.