18/05/2018
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Postado por: Secretaria da Assistência Social e Habitação
Dia de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Vamos proteger nossas crianças e jovens!
18 de Maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Com o slogan “Faça Bonito - Proteja nossas crianças e adolescentes”, a ação convoca a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.
18 de Maio: A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.
A proposta do “18 de Maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual.
Uma das principais formas de identificação da violência contra a criança e o adolescente é a denúncia. É por meio das ferramentas de denúncia que se articulam as redes de proteção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Disque 100! Disque Direitos Humanos- serviço gratuito, que funciona 24 horas nos sete dias da semana para receber denúncias de violência contra crianças e adolescentes.

Uma campanha:
Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação