07/05/2018
Leitura: A magia da Sacola Literária
Postado por: Secretaria da Educação
Leitura: A magia da Sacola Literária

Segundo Platão “os livros dão alma ao universo, asas para a mente, voo para a imaginação e vida a tudo”.
Nesta perspectiva a turma do Pré II B da Escola Municipal Imaculada Conceição está vivenciando momentos significativos e de extrema importância, em virtude das comemorações do dia da Literatura Infantil e ao incentivo do ato de ler.
Ler é importante para qualquer pessoa, independentemente da idade.
Frente a evolução cultural enfrentada pela sociedade cada dia mais virtual, o hábito da leitura tem diminuído cada vez mais, desta forma a atividade lançada pelas professoras Patrícia Zanchin e Adriane Bassani oportunizou e vem oportunizando aos pequenos e seus familiares momentos mágicos.
A atividade se concretiza em vários momentos. Inicialmente as crianças receberam as Sacolas Surpresas Literárias onde as famílias têm que se reunir e resgatar a história que marcou a infância dos pais, avós e enviar o livro ou a história escrita para a escola.
Dias depois os educandos então revelam essas histórias para os colegas e os registros ilustrativos construídos por eles.
Durante a semana de 16 a 20 de abril alguns familiares foram a escola para contar as histórias para a turma.
“Receber os próprios pais, ouvi-los, sentir o prazer, a felicidade que demonstravam em estar ali, foi emocionante”, afirmam as professoras.
Neste mesmo período as crianças montaram bonecos articulados e se caracterizaram no Dia do Livro com os personagens Visconde e Emília.
Esta caracterização contou com o apoio da educadora Ana Cássia, que pintou cada rostinho com muito carinho.
A atividade ainda terá sua continuidade pois a cada dois dias as crianças são sorteadas com a Sacola Literária. Esta por sua vez tem histórias escolhidas pela professora, diferentes e atuais, oportunizando um outro momento familiar contrapondo como inicial.
A Sacola Literária além das obras é acompanhada pelo caderno de registro, onde cada família descreve com foi fazer parte da atividade.
Muitas famílias ainda receberão a Sacola Literária, mas as que já receberam destacam a alegria de experimentar este tempo com as crianças e agradecem às professoras da turma pelo espaço, a oportunidade, por estes instantes diferentes, educativos e de encantamento.
Sabendo que ler é a melhor forma de construir cidadãos com opiniões bem formadas e cientes do mundo em que vivem, a professora Patrícia acredita que estes educandos além de gostarem de ler no futuro, serão cidadãos conscientes, críticos, participativos e atuantes na sociedade em que futuramente irão conviver e sente-se agradecida pelo apoio de todos os envolvidos em especial a disponibilidade dos familiares.

Confira alguns momentos deste projeto.