29/03/2018
Constituída nova Associação Italiana em Guaporé
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Desenv. Econômico
 Constituída nova Associação Italiana em Guaporé

Com objetivos de sugerir, promover, coordenar e executar ações, projetos e programas relacionados com o desenvolvimento das artes, da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, além de organizar capacitações, eventos, exposições, festivais, mostras, oficinas e concursos artístico-culturais envolvendo escolas e a comunidade, entre outros, um grupo de lideranças guaporenses, após muitos estudos e contatos com o “Velho Continente”, está constituindo uma nova Associação Italiana. A assembleia geral, liderada pelos empresários Ivaldino Lodi Rissini e José Antônio Petrella, aconteceu nas dependências da Casa da Cultura no dia 22 de março, onde na oportunidade, houve a constituição da Associação dos Descendentes de Imigrantes das Terras de São Marco (Adisam), em italiano Associazione Dei Discendenti Degli Immigrati Delle Tere Di San Marco.
Durante a atividade de formalização da entidade, os presentes aprovaram, por unanimidade, o nome e o estatuto social. Aproveitaram para eleger a nova diretoria que terá como presidente Ivaldino Lodi Rissini. O grupo é formado ainda pelo vice-presidente José Antônio Petrella, tesoureiro Kleberson Vanzella, secretária Virgínia Luiza Alves, vice-secretária Ires Alves da Silveira Fincato, conselheiros fiscais Paulo Girotto, Vera Maria Panazzolo, Maria Angélica Girotto e Neuza Zilio Mattiello. A Associação, que deve estar devidamente regularizada em cerca de 30 dias, tem por finalidade, segundo Lodi, a produção e a promoção do desenvolvimento da Cultura Ítalo-Brasileira, em suas diferentes manifestações, patrimônio cultural, histórico, natural e arquitetônico, desenvolvendo relações de intercâmbio e ações de caráter formativo, econômico e financeiro com a Itália, apoiar os tratados de cidades irmãs (gemellaggio) entre municípios, especialmente com as regiões do Vêneto, Trentino e Friuli, o Triveneto.
“A Adisam de Guaporé, em parceria com o Comvers, será uma chave que abrirá portas para o desenvolvimento do município junto à Itália”, afirmou Lodi.

Fotos: Silvio Armando Davi/Tamar Peretti