27/03/2018
Páscoa: 41ª Via Sacra ao Cristo em Guaporé
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Páscoa: 41ª Via Sacra ao Cristo em Guaporé

Milhares de pessoas deverão acompanhar a tradicional via sacra ao Morro do Cristo, na Linha 21 de Abril. A celebração religiosa, organizada pela Paróquia Santo Antônio de Guaporé e apoio do Poder Público, completa 41 anos e a expectativa é cerca de 15 mil fieis percorram o trajeto orando ao longo das 14 estações até a chegada ao monumento do Cristo Redentor. A via sacra é uma das mais populares devoções católicas em Guaporé.
A encenação da Paixão de Cristo começará, segundo o Pároco Pe. Pedro Nierotka, às 6h30min da Sexta-Feira Santa, dia 30 de março, com os fieis saindo em procissão em frente à Igreja Matriz Santo Antônio. O deslocamento, em clima de oração com a presença do Pe. Celito Persici e seminaristas, se dará pela Av. Silvio Sanson até o trevo principal de acesso à ERS-129. A partir deste ponto, os participantes acompanham, liderados por sacerdotes, as encenações das violências sofridas por Jesus.
Em cada estação, grupos ligados à Igreja, realizam encenações e orações proporcionando aos presentes momentos de muita emoção e fé.

Preparação
A secretaria de Turismo e Cultura, com apoio da secretaria de Obras, trabalhou para deixar tudo pronto para receber os milhares de fieis que durante todo o dia sobem até a estátua do Cristo do Morro. Além da limpeza, manutenção, instalação de banheiros químicos, também foi feita a recuperação do monumento. “Agradecemos especialmente à Pinturas Valdemar, que de forma voluntária, fez a limpeza com lavagem do monumento do Cristo, para que pudesse receber a todos nestes dias de fé em celebração à Páscoa", diz” Cristiane Viel, secretária.