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26/03/2018
Dia da Saúde e da Nutrição: o que é alimentação saudável?
Postado por: Secretaria da Saúde
Dia da Saúde e da Nutrição: o que é alimentação saudável?

Conscientizar as pessoas para a importância da saúde e da alimentação balanceada é o principal objetivo do Dia da Saúde e da Nutrição, comemorado nessa última semana de março.
A evolução da Nutrição nos mostra que cada vez mais os nutrientes presentes naturalmente nos alimentos, formam nossas células e nos fazem funcionar em todos os níveis, prevenindo doenças e promovendo saúde. Cada célula do nosso organismo precisa de pelo menos, 45 nutrientes conhecidos para desempenhar sua função.

Então o que é uma alimentação saudável e equilibrada? É voltar ao tempo da nossa vovó e ingerir menos produtos químicos e industrializados e mais alimentos de verdade que a natureza nos proporciona. Por exemplo: ingestão de quatro frutas diariamente, 50% do prato com verduras e legumes variados e coloridos, trocar os carboidratos simples pelos cereais integrais como o arroz integral, batata doce, aipim, inhame, moranga e outros. Comer menos carne vermelha e mais peixes, ovos, feijão e lentilha. Trocar os caldos prontos industrializados por temperos naturais como a cúrcuma, pimenta vermelha e canela, eles ajudam na digestão e são anti-inflamatórios naturais. Trocar o açúcar branco refinado pelo açúcar de coco ou açúcar mascavo, trocar a farinha de trigo pela farinha de arroz integral ou farinha de coco, esses tipos de farinhas são produtos obtido pela moagem do grão, sem qualquer processo químico. Trocar o leite de vaca industrializado pelos leites vegetais, tais como aveia e coco que você mesmo pode fazer em casa. As bebidas vegetais possuem uma série de nutrientes que o leite de vaca não tem.

Produtos descritos como diet, light e adoçantes são saudáveis? Não. Muitos alimentos com essa classificação podem conter substâncias químicas como aditivos, corantes, conservantes que, em excesso, são prejudiciais à nossa saúde.

O Pão integral é saudável? Depende do tipo de pão. Os pães que encontramos geralmente no supermercado ou padarias são, em geral, cheios de conservantes. Sem contar que muitos têm mais farinha branca do que de fato integral. Prefira pães mais artesanais, caseiros, de fermentação natural com a farinha 100% integral.

Requeijão ou ricota industrial? Uma mistura química com sabor de queijo. Nesse caso, prefira um queijo de verdade mais natural. Não é porque um queijo é branco que é saudável, também devemos olhar a composição química deste produto.

O Suco de caixinha é saudável? A maioria é cheio de açúcar e conservantes. Prefira água, sucos feitos em casa com a fruta, chás feitos em casa com as plantas ainda água de coco natural.

Qual o melhor óleo para consumir nos alimentos? Prefira óleo de coco ou azeite de oliva para grelhar os alimentos e para fritura, a banha de porco.

O que você acha dos biscoitos sem glúten e bolachas integrais industriais? Não é porque não contém glúten ou fibras que é saudável. Em geral são produtos cheios de farinhas refinadas e açúcar.

O iogurte light ou sem gordura é saudável? Não. Ao diminuir o teor de gordura, eles recebem carboidratos modificados para chegar à consistência adequada e muitos contêm aromas e corantes artificiais. Prefira as frutas que são naturais.

Trocar o presunto por peito de peru é uma boa opção? Não, peito de peru é um embutido repleto de nitratos, corantes e sódio. Troque por OVOS.

Qual é mais saudável a margarina ou a manteiga? Qualquer tipo de margarina é um produto altamente processado que contém gordura hidrogenada maléfica para a saúde. A manteiga ghee é um tipo de gordura que nosso organismo reconhece e metaboliza melhor, é um alimento que, apesar de conter gorduras saturadas também tem vitaminas como a vitamina A, D, E e K.

Os temperos, caldos e molhos prontos industrializados são saudáveis? Não. Eles contêm muito sódio e gordura ruim. Para temperar a comida, o melhor é escolher temperos naturais, como ervas frescas, cúrcuma cebola e alho.
Vale lembrar que existem marcas e marcas de pães sem conservantes e produtos sem espessantes, e nesse sentido o ideal é você ler com cuidado a lista de ingredientes para escolher com inteligência.
Então: Nosso organismo precisa de nutrientes, prefira alimentos que vêm da natureza.

O alimento não é somente calorias e sim informações para nossas células. Vamos variar nossa alimentação e aproveitar o melhor de cada alimento num plano alimentar completo, balanceado e não isolado. As escolhas alimentares que fazemos diariamente dizem muito sobre nosso estado de saúde, os sinais e sintomas que apresentamos e a presença ou não de certas doenças.
Um aspecto muito importante: É fundamental que além de uma quantidade e qualidade ideal do alimento, também exista condições químicas e fisiológicas ideais para que esse alimento seja quebrado corretamente envolvendo um processo de ingestão, digestão, absorção e excreção. Se uma dessas etapas do metabolismo não funcionar direito, mesmo com uma alimentação adequada, o organismo apresentará carências nutricionais, processos inflamatórios e, consequentemente, funcionais, por isso a importância de não tomar líquidos durante as refeições, mastigar várias vezes o alimento, dormir oito horas por dia, tomar chás que ajudem na digestão como o alecrim, hortelã ou funcho 30 minutos após as refeições.

Seu organismo é único. Sendo assim, o que é bom para um organismo pode não ser para outro. Portanto nossas escolhas alimentares não devem se basear em dietas da moda ou no que a mídia ou redes sociais impõem como saudável ou não saudável, pois a alimentação diária deve respeitar nossas características e necessidades individuais.
Dessa forma, manter um padrão alimentar com escolhas mais naturais saudáveis e equilibradas resultará em mais saúde, vitalidade positiva e equilíbrio do organismo como um todo. “ Use o alimento a favor de sua saúde”.

Você quer comer melhor, comece descascando mais e desembalando menos.

Programa Mais Saúde- Sob responsabilidade das nutricionistas Michele Dagnese e Ana Paula Trentin, da secretaria da Saúde de Guaporé.