Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
07/03/2018
Ouvidoria: Seu canal de comunicação com o Poder Público Municipal
Postado por: Secretaria da Administração
Ouvidoria: Seu canal de comunicação com o Poder Público Municipal

Uma boa comunicação entre o Poder Público e a comunidade é fundamental para que os anseios dos munícipes sejam conhecidos e atendidos, para que a população possa sugerir mudanças, esclarecer dúvidas e realizar denúncias quando necessário. Para isso existe a Ouvidoria da Prefeitura de Guaporé.
É um canal de comunicação direta entre a população e a Prefeitura, podendo ser considerada como:

- Um instrumento que contribui para fazer valer os direitos dos cidadãos e implementar o controle social sobre as ações do Governo Municipal;
- Um instrumento de responsabilidade do Governo e servidores municipais, pelos seus atos e qualidade dos serviços prestados;
- Um olhar externo sobre a ação do Poder Público.

Para que serve a Ouvidoria?
Para representar os munícipes (cidadãos e/ou entidades), junto aos órgãos da Prefeitura, quando os serviços prestados forem realizados de forma irregular, defeituosa, de má qualidade ou ainda com inobservância dos prazos, bem como quando ocorrer mau atendimento pelo agente público.
A representação é feita quando o usuário aciona a Ouvidoria, seja pessoalmente, por email ou por carta, manifestando-se por meio de reclamação, crítica, denúncia, sugestão ou elogios à administração.
A partir de então, a Ouvidoria passa a funcionar como um canal de comunicação entre o cidadão e a administração, representando o usuário juntos aos responsáveis pelo atendimento daquela demanda.

Como funciona a Ouvidoria?
A Ouvidoria recebe a solicitação do cidadão e busca posicionamento dos Órgãos da Prefeitura dentro dos prazos estabelecidos, que variam conforme a complexidade do problema.
Recebendo a resposta dos Órgãos demandados, a Ouvidoria se posiciona (quando necessário), seja aceitando as explicações do Poder Público, seja buscando informações adicionais e eventualmente sugerindo mudanças nos procedimentos adotados.
As respostas dos órgãos competentes são repassadas integralmente ao cidadão.
O contato também pode ser feito de forma anônima, e o sigilo é sempre garantido.
A fiscalização acontece através do Tribunal de Contas do Estado, garantindo a qualidade e credibilidade do serviço prestado ao cidadão.

Como acessar a Ouvidoria?
Pelo site www.guapore.rs.gov.br, no ícone Ouvidoria, localizado à direita da tela. Ou no prédio da prefeitura, das 8h30 às 11h30 e das 13h30min às 17h30min, de segunda a sexta, na secretaria de Administração.