01/03/2018
Trem Turístico: mobilização nacional pode trazer benefícios
Postado por: Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes
Trem Turístico: mobilização nacional pode trazer benefícios

Uma reunião realizada segunda-feira (26), em Brasília, marcou a retomada de discussões do Grupo de Trabalho de Turismo Ferroviário coordenado, desde 2010, pelo Ministério do Turismo. Cabe ao grupo a elaboração de políticas de fomento ao setor. A pauta do encontro abordou pontos como a necessidade de avanços normativos e legais na área para superar obstáculos ao adequado desenvolvimento do ramo no Brasil.

O país possui, atualmente, mais de 30 trens turísticos em operação. Presente à reunião, o coordenador de Patrimônio Ferroviário do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alan Machado, defendeu empenho no sentido de preservar estruturas do ramo. “O interesse principal é fomentar projetos de forma a recuperar o patrimônio ferroviário e dar um novo público a esse patrimônio”, explicou.

O presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais (ABBOTC), Adonai Arruda Filho, por sua vez, comemorou o restabelecimento de diálogos do grupo. Ele lembrou que o desenvolvimento do setor favorece a preservação da história nacional e o incentivo ao turismo. “Nos locais onde existe um trem turístico, você acaba preservando o patrimônio e induzindo o aumento do turismo”, observou.

Guaporé, juntamente com os municípios vizinhos luta pela implantação do Trem Turístico pela bela Ferrovia do Trigo, o que impulsionaria e muito o turismo em toda a região. A secretária de Turismo, Cristiane Viel, afirma que reuniões e negociações prosseguem, principalmente no sentido da liberação da via férrea.

DIRETRIZES - Uma cartilha do Ministério do Turismo orienta a proposição de projetos de trens turísticos e culturais no país. Fruto de discussões do GT de Turismo Ferroviário, a publicação busca preservar e dar destinação ao patrimônio da extinta Rede Ferroviária Federal. Desde 2003, o MTur já investiu mais de R$ 20 milhões na recuperação de equipamentos, estações e trechos de linhas férreas.