28/02/2018
Projeto pioneiro para agroindústrias é apresentado
Postado por: Secretaria da Agricultura
Projeto pioneiro para agroindústrias é apresentado

Qualificar a produção e a comercialização das agroindústrias da Serra Gaúcha conforme as necessidades e exigências legais do mercado. São esses objetivos que a Emater/RS-Ascar e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) traçaram para o desenvolvimento de um projeto pioneiro que está sendo apresentado aos agricultores da região. Em Guaporé, profissionais das duas instituições estiveram reunidos com produtores nas dependências do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) na tarde da quarta-feira, dia 28 de fevereiro. Cerca de 25 proprietários de agroindústrias de Guaporé, Serafina Corrêa, Montauri, União da Serra, Nova Bassano e São Valentim do Sul buscaram informações sobre o projeto. A atividade foi comandada pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul na área de agroindústria, Ricardo Capelli.
Com duração de três anos, o projeto da Emater e do Sebrae visa identificar as agroindústrias com dificuldades e posteriormente, com reuniões periódicas e acompanhamento dos profissionais, dar subsídios administrativos para que possam se desenvolver.
Serão desenvolvidas atividades para a gestão comercial e financeira das agroindústrias, o planejamento promocional e comercial, a disseminação de informações para as agroindústrias e a inovação e tecnologia. A expectativa, segundo Capelli, é que até o final do programa as vendas aumentem em 20% e a margem bruta dos participantes atinja os 15%.
De acordo com o secretário da agricultura “a profissionalização do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento do setor primário em Guaporé. O Poder Público é parceiro de todas as iniciativas que qualifiquem os produtores rurais e abram caminhos para o turismo, comércio e valorização da produção local”.
Secretaria da Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais são parceiros do projeto.