16/02/2018
Família volta à sala de aula em busca de um futuro melhor
Postado por: Secretaria da Educação
Família volta à sala de aula em busca de um futuro melhor

O Brasil atravessa um período de intensas mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais é um fato comum a todos. Frente aos desafios e possibilidades a educação se apresenta como uma poderosa ferramenta de avanço social, modernização e melhoria das condições de vida.
A percepção da importância do retorno, permanência e conclusão dos estudos apresenta-se como um desafio proposto a muitos jovens e adultos guaporenses.
Este é o exemplo do casal Alberto Pereira da Silva e sua esposa Neusete Alves, o filho do casal, Ruan Pereira da Silva, e a avó, Zelinda de Lourdes Alves, que aceitaram o desafio do retorno aos estudos após anos distante das classes escolares.
Entre medos, dificuldades, sonhos e realizações, a coragem venceu. A oportunidade de ascensão no local de trabalho, a possibilidade de conquista de uma nova profissão, o incentivo da empresa e a melhoria de salário levaram Nico, como é carinhosamente chamado Alberto, a retornar para a sala de aula junto com sua esposa e seu filho, que conclui na EJA os estudos do Ensino Fundamental.
No entanto, há também quem não se preocupe unicamente com o lado profissional, retornando por motivações de ordem pessoal. Como a Dona Zelinda, mãe de Neusete, que buscou na Educação de Jovens e Adultos a esperança de que o retorno aos estudos lhe confira novas perspectivas de autorrespeito, autoestima e autonomia.
Vencendo dificuldades, superando desafios e conquistando novos sonhos, muitos avanços profissionais e pessoais tem permeado as salas de aulas e as vidas dos que aceitaram o retorno aos estudos na EJA. Assim, três gerações de uma mesma família encontraram nos estudos a possibilidade de construir uma vida mais plena, um futuro mais promissor e um presente mais afortunado.
A Educação de Jovens e Adultos proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação é aberta a todos os interessados. Com turmas voltadas para a Alfabetização, Pós-alfabetização e Ensino Fundamental (correspondendo de 6° a 9° anos), a EJA recebe alunos dos 15 aos 78 anos que não obtiveram escolarização ou conclusão de seus estudos, com aulas no turno noturno, de segundas às quintas-feiras, das 19 às 22 horas, na Escola Dr. Jairo Brum, contando com transporte e alimentação gratuitos. A comunidade guaporense é convidada a aproveitar a oportunidade disponibilizada pela Educação Municipal. Maiores informações sobre ingresso e matrícula pelo telefone (54) 3443-4771, ou no endereço Rua Gino Morassutti, n°2136, bairro Santo André.