ÔĽŅ Município de Guaporé
Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
08/02/2018
Programa Mais Sa√ļde: Como a alimenta√ß√£o influencia na gesta√ß√£o
Postado por: Secretaria da Sa√ļde
Programa Mais Sa√ļde: Como a alimenta√ß√£o influencia na gesta√ß√£o

Na gestação, uma nutrição adequada da mãe previne doenças do bebê para o resto da vida. O processo nutricional é fundamental e importante.
Quais os alimentos que podem ajudar no desenvolvimento neural da crian√ßa durante a gesta√ß√£o? A partir dos 06 meses de gesta√ß√£o existe um pico de desenvolvimento cerebral no beb√™. Alguns minerais s√£o muito importantes nesta fase. S√£o eles o ferro e √°cido f√≥lico que est√£o presentes nos alimentos como feij√£o, folhas verdes escuras e outros. Outro mineral importante √© o magn√©sio, ele √© importante para mais de 300 rea√ß√Ķes bioqu√≠micas e necess√°rio para que todas as outras vitaminas sejam absorvidas, encontrado nas castanhas, folhas verdes escuras, feij√£o e outros. Da mesma forma, tamb√©m s√£o importantes as gorduras consideradas saud√°veis, como o √īmega 3 que cont√©m na sua composi√ß√£o DHA e EPA que est√° presente na sardinha, azeite de oliva e abacate. Sempre recomendo a ingest√£o de ovo caipira diariamente, pois ele cont√©m colina que √© importante para a constru√ß√£o de tecidos e m√ļsculos do beb√™.
O iodo também ajuda no desenvolvimento neural da criança? Sim. A deficiência de iodo na gestação está diretamente relacionada com o baixo QI das crianças em nível escolar. Ele é encontrado na sardinha e nas cápsulas de algas marinhas.
As mulheres antes de engravidar tomam ácido fólico. O que você acha? Eu acho essencial. Mas antes de iniciar uma suplementação devemos fazer exames bioquímicos de acido fólico e analisar se ela precisa realmente daquela dose de suplementação. Cada pessoa precisa de uma dose adequada do mineral. O excesso de ácido fólico diminui a absorção de mineral como o zinco e a vitamina B12 no organismo. E o ácido fólico, para fazer um efeito benéfico no organismo como prevenir defeitos do tubo neural deve estar em sinergia com as vitaminas do complexo B e outros. Os micronutrientes precisam estar em sinergia e nenhum mineral sozinho consegue fazer sua função no organismo.
√Č verdade que a escolha da m√£e influencia o gosto e prefer√™ncias alimentares do beb√™? Sim. Descobriu-se que n√£o √© s√≥ a gen√©tica que a m√£e passa para o filho, ela passa tamb√©m h√°bitos alimentares. M√£es que se alimentam melhor desde o in√≠cio da gesta√ß√£o transmitem este h√°bito para o filho, e da mesma maneira que m√£es que ingerem muito a√ß√ļcar, muita gordura e muita comida processada, passam esse h√°bito alimentar para o filho. Logo, na primeira inf√Ęncia, o beb√™ vai desenvolver um receptor favor√°vel √†s vitaminas ou √†s gorduras. Por isso, futuras mam√£es, escolham bem os alimentos para garantir um futuro saud√°vel dos seus pequenos. Uma nutri√ß√£o adequada da gestante previne doen√ßas do beb√™ para o resto da vida. Lembre-se: O feto se nutre atrav√©s da placenta, portanto, tudo o que a gestante ingere ir√° afetar diretamente o desenvolvimento do beb√™. Voc√™ sabia que o desenvolvimento do paladar e olfato tamb√©m √© transmitido pela placenta?
Muitas mulheres sofrem de enjoos, n√°useas durante a gesta√ß√£o. Quais os alimentos que poderiam minimizar esses sintomas? Comer a cada tr√™s horas, n√£o beber l√≠quidos durante as refei√ß√Ķes, mastigar devagar os alimentos, n√£o deitar logo ap√≥s as refei√ß√Ķes, n√£o comer muitos carboidratos refinados e doces na mesma refei√ß√£o. Ingerir bastante frutas, verduras no almo√ßo e jantar e ingerir 2 litros de √°gua por dia no intervalo das refei√ß√Ķes. Normalmente a temperatura mais fria ajuda a evitar os enjoos, por isso √© comum diminuir os enjoos ao se chupar gelo picado. Outra subst√Ęncia √© o gengibre que ao ser mastigado pode ajudar. A car√™ncia de alguns minerais tamb√©m pode aumentar as n√°useas e enjoos. Consuma alimentos que cont√©m vitamina B6 e zinco como abacate, banana, ameixas secas e semente girassol.
Muitas gestantes sofrem de c√Ęimbras durante a gesta√ß√£o quais os alimentos que podem ajudar? As c√Ęimbras quase sempre s√£o consequ√™ncias de um desequil√≠brio entre c√°lcio e magn√©sio. A car√™ncia de magn√©sio √© a maior causa de c√Ęimbras, incha√ßos durante a gesta√ß√£o, ent√£o inclua alimentos como as folhas verdes escuras, semente de abobora, arroz integral e outros.
O uso de probi√≥ticos na gesta√ß√£o traz benef√≠cios? Sim. Devemos receitar os probi√≥ticos desde o in√≠cio da gesta√ß√£o. Probi√≥ticos s√£o bact√©rias ben√©ficas que fornecem diversos benef√≠cios para a sa√ļde da m√£e e do beb√™, e tem a capacidade de corrigir a flora intestinal e a produ√ß√£o de √°cidos, estimulando o funcionamento do intestino.
O ditado ‚Äúcomer por dois‚ÄĚ √© verdadeiro na gesta√ß√£o? A ideia de que √© necess√°rio comer por dois durante a gesta√ß√£o n√£o √© verdadeira. No entanto, muito al√©m das escolhas saud√°veis, o card√°pio da gestante deve conter nutrientes espec√≠ficos para cada per√≠odo da gravidez, por isso, a import√Ęncia do acompanhamento nutricional antes e durante a gravidez onde visa orientar, instruir e acompanhar a sa√ļde da gestante durante todas as fases, enfatizando os alimentos e condutas importantes para cada per√≠odo. O resultado √© uma gesta√ß√£o tranquila, sem ganho excessivo de peso e um beb√™ nutrido e saud√°vel. Durante a gesta√ß√£o √© fundamental ter uma alimenta√ß√£o equilibrada consumindo alimentos fontes da natureza. Sempre recomendo a ingest√£o de dois ovos caipiras por dia porque cont√©m colina. Tamb√©m recomendo muitos legumes e verduras org√Ęnicas, 4 frutas diariamente, batidas de suco verde, √°gua de coco e entre outros alimentos. Tamb√©m √© importante consumir alimentos fontes de √īmega 3, iodo, ferro, magn√©sio, √°cido f√≥lico, probi√≥ticos e entre outros. Cada trimestre da gesta√ß√£o tem sua particularidade, e deve ser acompanhada de forma individualizada.
Uma alimenta√ß√£o equilibrada √© base para uma VIDA SAUD√ĀVEL. Se voc√™, m√£e, n√£o quer ter seu filho quando adulto com doen√ßas cr√īnicas comece se nutrindo desde a gesta√ß√£o. A car√™ncia nutricional de vitaminas, minerais e √≥leos essenciais pode atrapalhar o desenvolvimento do feto, interferir na fun√ß√£o org√Ęnica da crian√ßa, podendo resultar, quando adulta, em doen√ßas como diabetes tipo II, depress√£o, dist√ļrbios alimentares, resist√™ncia √† insulina, aumento de gordura abdominal e obesidade.