ÔĽŅ Município de Guaporé

16/01/2018
Mais sa√ļde: ser√° que voc√™ tem hipocloridria e n√£o sabe?
Postado por: Secretaria da Sa√ļde
Mais sa√ļde: ser√° que voc√™ tem hipocloridria e n√£o sabe?

O que √© hipocloridria? √Č a falta de secre√ß√£o √°cida no est√īmago. Temos tamb√©m a Hipercloridria que √© o excesso de secre√ß√£o √°cida no est√īmago. Nosso est√īmago deve ser √°cido, para que ocorra a digest√£o de prote√≠nas e ativa√ß√£o da vitamina B12.
Um ponto muito importante √© saber diferenciar, atrav√©s da an√°lise de sinais e sintomas, qual √© a altera√ß√£o g√°strica apresentada pelo paciente. Temos quatro perguntas indispens√°veis para descobrir altera√ß√Ķes. S√£o elas: Voc√™ apresenta fermenta√ß√£o no estomago e gases frequentemente? Voc√™ apresenta frequentemente azia ou queima√ß√£o? Voc√™ apresenta dor ou desconforto ap√≥s a refei√ß√£o ou quando n√£o come nada? Como √© sua digest√£o para refei√ß√Ķes muito proteicas, quando voc√™ come carne vermelha, ela causa estufamento?
Se voc√™ apresentar todos esses sintomas, provavelmente est√° com hipocloridria. Al√©m disso, para absorvermos vitaminas e minerais, precisamos de um PH adequado, ou seja, √°cido no est√īmago. Mudar os h√°bitos alimentares para uma alimenta√ß√£o org√Ęnica √© o primeiro passo para uma microbiota intestinal mais saud√°vel.
A queima√ß√£o no est√īmago e o refluxo tamb√©m est√£o relacionados com a hipocloridria? Sim, podem estar relacionados com a diminui√ß√£o na produ√ß√£o do √°cido clor√≠drico. Na falta do √°cido, a digest√£o dos alimentos √© prejudicada, facilitando assim o refluxo do alimento n√£o digerido, gerando a sensa√ß√£o de queima√ß√£o. Os principais sintomas s√£o desconforto abdominal, arrotos excessivos, queima√ß√£o, flatul√™ncia imediatamente ap√≥s a refei√ß√£o, indigest√£o, diarr√©ia ou intestino preso, sensa√ß√£o de barriga cheia ap√≥s comer moderadamente, l√≠ngua branca e mau h√°lito.

Como diferenciar Hipercloridria de Hipocloridria? √Č bem simples, fa√ßa o teste do lim√£o. O lim√£o √© uma fruta √°cida. Quando voc√™ come o lim√£o voc√™ passa mal? Sente uma queima√ß√£o no est√īmago? Se voc√™ sentir queima√ß√£o e desconforto √© hipercloridria. Agora, se voc√™ j√° possui estes sintomas de azia e queima√ß√£o, e vier a consumir lim√£o, e a azia e a queima√ß√£o passarem, √© porque voc√™ possui hipocloridria. Ou seja, se houver pouco √°cido no est√īmago, voc√™ sentira azia e queima√ß√£o. Neste caso, o lim√£o suprir√° esta falta de √°cido, e acabar√° com a azia e a queima√ß√£o. Ao contr√°rio, se houver muito √°cido no est√īmago, e vier a consumir lim√£o, a acidez do lim√£o ir√° somar-se a acidez do est√īmago, desencadeando um azia e queima√ß√£o maior do que era sentido antes de ingerir o lim√£o.

O que pode causar uma hipocloridria? Uso de medicamentos cont√≠nuos de omeprazol e anti√°cidos, consumo abusivo de caf√©s e chocolates, consumo exagerado de gorduras trans, excesso de embutidos, excesso de bebidas alco√≥licas e refrigerantes, excesso de leite e soja. O exagero de a√ß√ļcar e doces em geral enfraquecem muito nossa capacidade digestiva, prejudicando a libera√ß√£o de enzimas digestivas, favorecendo o quadro.

Como tratar a hipocloridria? Evite tomar l√≠quidos durante as refei√ß√Ķes, mastigue devagar os alimentos. Lembre-se: a digest√£o inicia na boca. Consuma carne bovina somente duas vezes por semana. Controle seu estresse e sua ansiedade. Meia hora depois das principais refei√ß√Ķes tome ch√°s digestivos como hortel√£, funcho ou alecrim. Estas ervas aumentam a secre√ß√£o √°cida no est√īmago e possuem a√ß√£o anti-inflamat√≥ria. Outro fitoter√°pico √© a espinheira santa, essa erva possui subst√Ęncias que ajudam a proteger a mucosa do est√īmago. A Couve, em especial, cont√©m uma subst√Ęncia chamada de inositol que diminui a irrita√ß√£o e promove a regenera√ß√£o da mucosa g√°strica.

Dica: consuma o suco verde três vezes por semana.
Outro alimento interessante √© o lim√£o como foi citado anteriormente fa√ßa o teste e veja se ele faz bem para a sua sa√ļde.

Um fitoterápico que eu gosto muito de usar é o Aloe Vera, popularmente chamada de babosa, essa planta possui ação anti-inflamatória e aproximadamente 75 nutrientes que auxiliam na recuperação da mucosa gástrica, tem ação calmante e cicatrizante.

Os probi√≥ticos e os Kefir s√£o suplementos que ajudam na recupera√ß√£o do muco na parte gastrointestinal, mas sozinhos n√£o t√™m um bom resultado. Devemos usar o √°cido clor√≠drico e come√ßar o tratamento pelo est√īmago.
Para tratar a hipocloridria é necessário recuperar a mucosa gástrica e o muco.

O tratamento para pouco muco é com L glutamina, aloe vera, vitaminas do complexo B, vitamina A, zinco e outros.
Sabe aquele paciente com osteoporose? Para absorver os micronutrientes como o cálcio, magnésio, vitamina K, manganês, silício e outros temos que tratar essa microbiota intestinal para absorver todos esses micronutrientes.

Tem contra indicação para uso do ácido clorídrico? A contra indicação para usar o acido clorídrico é ter hipercloridria.

FICA A DICA: VAMOS DAR ATEN√á√ÉO √Ä NOSSA MICROBIOTA INTESTINAL, ELA √Č MUITO IMPORTANTE. UMA ALIMENTA√á√ÉO EQUILIBRADA E UMA √ďTIMA ABSOR√á√ÉO E DIGEST√ÉO DOS ALIMENTOS GARANTEM O METABOLISMO EQUILIBRADO.

Secretaria da Sa√ļde- Programa Mais Sa√ļde
Michele Dagnese e Ana Paula Trentin- Nutricionistas