Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
04/01/2018
Mais Saúde: dietas da moda funcionam?
Postado por: Secretaria da Saúde
Mais Saúde: dietas da moda funcionam?

Em outubro e novembro muitas mulheres procuram estratégias de emagrecimento rápido ou abusam na alimentação durante as férias de final do ano e depois querem emagrecer rápido durante um mês. O melhor é cuidar da saúde buscando qualidade de vida durante todo o ano.

A dieta detox funciona? Lembrando que a dieta detox não é somente tomar suco verde. O suco verde deve entrar como um grande aliado em um cardápio bem variado e, principalmente, com alimentos de todos os grupos. Nosso corpo precisa do mínimo 44 nutrientes para fazer a função no organismo. Apostar em uma dieta em que somente líquidos são ingeridos pode gerar fraqueza e falta de disposição. É importante ressaltar que a dieta detox é muito complexa e deve ser muito bem orientada por um profissional capacitado de nutrição que saiba analisar o metabolismo funcional, respeitando a individualidade bioquímica de cada organismo. Devemos ter muito cuidado porque o mercado abre portas para dietas detox que podem sobrecarregar o fígado, principalmente em forma de pó. Não é porque contém couve ou chá verde que irá desintoxicar o organismo, esse pó detox pode ser constituído de metais tóxicos, entre outros componentes. Você também não deve acreditar que qualquer produto com a palavra detox no rótulo tem o poder de limpar o seu organismo. Houve um estudo de caso sobre uma pessoa que ficou seis semanas com uma dieta detox constituída a base de suco verde em pó, vegetais, frutas e suplementação de vitamina C. Após seis semanas fazendo esta dieta, apresentou sérias complicações renais. Uma dieta detox bem programada, analisada e individualizada pode trazer muitos benefícios para o organismo e ajuda a eliminar toxinas, mas o que precisamos é pensar num estilo de vida saudável. Não adianta fazer uma dieta de 30 e 40 dias, como normalmente as pessoas fazem, e passar o resto do ano intoxicando o organismo. Não se consegue eliminar todas as toxinas, que estão acumuladas há anos no corpo, em um único dia. Temos que lembrar que a saúde está sempre em primeiro lugar.

E a dieta cetogênica? Dieta cetogênica é um tipo de dieta de baixo teor de carboidrato que apresenta um resultado imediato em curto prazo. Tem algumas dietas que também são restritas em carboidratos, como a dieta Paleolítica e a dieta Low Carb. O problema dessas dietas é a má condução delas, já que muitas pessoas procuram estratégias na internet, procuram cardápios prontos e esquecem que existe uma individualidade bioquímica em cada pessoa. Não é para todo mundo que se aplicam esses tipos de dieta.
O paciente faz uma dieta super-radical, emagrece muito rápido, e quando ele emagrece, o tecido adiposo liberara toxinas na corrente sanguínea e ao mesmo tempo também gera várias deficiências nutricionais. A dieta restritiva, quando mal conduzida, pode ter um efeito muito ruim no organismo, ocasionando o efeito sanfona, processos inflamatórios crônicos, alterações de comportamento em função da irritabilidade por causa da falta de energia no sistema nervoso central e o aumento da compulsão por alimentos. O efeito sanfona de emagrecer e engordar também pode desencadear, ao longo do tempo, problemas metabólicos como diabetes tipo 2, triglicerídeos elevado e outros.
Não é uma refeição ou um momento que vai prejudicar sua dieta. São os excessos que você comete todos os dias através de uma alimentação inadequada e pobre em nutrientes. As pessoas exageram desde o café da manhã até o jantar, se alimentando de aditivos alimentares frequentemente e isso acaba desequilibrando o organismo como um todo, criando processos inflamatórios crônicos e um organismo altamente tóxico.

Então não existem dietas milagrosas? Não. Isso não existe. Mude seu estilo de vida e equilibre seu organismo através de uma reeducação alimentar. Volte a comer comida da agricultura que contém micronutrientes necessários que o corpo precisa para equilibrar as células. Alimento não é vilão, nem pontinho e nem calorias. Alimento é fonte de matéria prima que o organismo precisa para nutrir as células do nosso organismo.
O emagrecimento é consequência do reequilíbrio que promovemos em nosso corpo. Um organismo inflamado pode resultar não somente na obesidade, mas também em sérios problemas de saúde como disfunções na tireoide, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artrites, ovário policístico, diabetes entre outros. Mudar a relação com os alimentos e os hábitos é o que vai modificar definitivamente a saúde e o peso de quem deseja emagrecer. Cada organismo funciona de um jeito. O alimento que é bom para um pode não ser para outro. Está aí um dos principais motivos para algumas dietas não funcionarem. O ideal é consultar uma nutricionista funcional para ver qual a melhor estratégia para o seu caso, descobrir rapidamente onde está o erro e montar uma alimentação focada no objetivo e de acordo com o organismo de cada um.