Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
28/12/2017
Censo Agropecuário: Guaporé tem 70% dos estabelecimentos rurais coletados
Postado por: Secretaria da Agricultura
Censo Agropecuário: Guaporé tem 70% dos estabelecimentos rurais coletados

O Censo Agropecuário, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo o território nacional, busca saber a área, produção, características do pessoal ocupado, emprego da irrigação, uso de agrotóxicos, entre outros temas. São mais de 19 mil recenseadores no país e 5,3 mil estabelecimentos agropecuários que devem ser visitados. No Rio Grande do Sul, mais de 1,6 mil recenseadores estão, desde 1º de outubro, mapeando, através de coletas domiciliares, a situação das propriedades da zona rural. Em Guaporé, a coleta avança a passos largos e o trabalho atinge quase 70% em três meses de atividades no campo.
O número, segundo Luis Carlos Fava – Chefe da Agência do IBGE Guaporé e Coordenador de Área, é superior à média de coleta registrada em solo gaúcho. Até o momento, foram 626 estabelecimentos coletados no município. A projeção do IBGE é que sejam visitados 899 até o dia 28 de fevereiro, quando encerra o trabalho de campo do Censo Agropecuário.
“Tudo está acontecendo de forma tranquila e dentro do projetado. Acreditamos que em muitos municípios de abrangência da Agência do IBGE Guaporé (14 no total) vamos concluir a coleta antes do prazo estipulado”, destacou.
Fava salienta que há mudanças significativas desde o último Censo Agropecuário realizado em 2006.
“O êxodo rural colaborou, ao longo da década, para que as propriedades rurais trocassem a mão de obra, atualmente escassa, por tecnologia e máquinas. A produção, por consequência, aumentou e isso tem colaborado com a melhor economia, não só para as famílias rurais, mas também para os municípios”.
No Rio Grande do Sul foram coletados dados em 236,2 mil estabelecimentos rurais, ou seja, 53,4%. O número de estabelecimentos estimados pelo IBGE para o recenseamento é de 442,2 mil.

Segurança
Todas as informações prestadas aos recenseadores têm o sigilo garantido por lei e os dados são utilizados exclusivamente para fins estatísticos. Os recenseadores estarão identificados com crachá, colete e boné do IBGE, e também portam um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para o registro eletrônico dos dados. Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, é possível consultar o site www.respondendo.ibge.gov.br e o 0800-721-8181. Pode também buscar informações junto a Agência do IBGE Guaporé pelo (54) 3443.1204.
“Até o momento, não houve problemas de pessoas querendo se passar por recenseadores do IBGE na área de Guaporé. É importante que as pessoas fiquem atentas e só repassem as informações pertinentes e solicitadas pelos contratados. Todos estão devidamente identificados e possuem o dispositivo móvel de coleta (DMC). A coleta é inteiramente digital. Em caso de dúvidas e desconfianças sobre a atuação dos recenseadores, não hesitem em ligar para o IBGE e tirar as dúvidas”, disse Márcio Stumpf Rheinheimer, coordenador de sub-área de Guaporé e Arvorezinha.