Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
26/12/2017
Como prevenir envelhecimento precoce, acnes, estrias e celulites
Postado por: Secretaria da Saúde
Como prevenir envelhecimento precoce, acnes, estrias e celulites

O verão chegou e muitas pessoas se preocupam com a aparência corporal. Hoje vamos falar sobre como a nutrição funcional pode ajudar no tratamento de desordens estéticas como celulite, estrias, envelhecimento da pele e acnes.
O que é a celulite? É um processo de desestruturação da pele onde começam a aparecer ondulações. Está relacionada a vários fatores, como o acúmulo de gordura na região do subcutâneo, edema, excesso de líquido parado que vai empurrando essa estrutura em direção à camada externa, começando a provocar ondulações. Também está relacionada com problemas de circulação, retenção de líquido, alteração hormonal, deixando a pele com aqueles indesejáveis furinhos. Temos vários graus de celulite, cada grau muda a forma de tratamento. Na nutrição funcional a celulite serve como um marcador de que há algo desequilibrado no organismo e alguns processos alimentares incorretos que precisam ser tratados e corrigidos.
Muito importante: O tratamento estético começa de dentro para fora.
A prisão do ventre (constipação) está relacionada com o surgimento de celulites? Sim, quando o intestino não funciona bem existem vários desequilíbrios que o corpo vai espelhar. Um deles é a má absorção de micronutrientes. Se não tiver nutrientes entrando nas células vamos ter um baixo reparo dessa estrutura, onde ela vai ficando cada vez mais fragilizada podendo prejudicar a circulação. Também pode resultar em retenção de líquido. O intestino que não funciona adequadamente prejudicar vários órgãos inclusive a pele, unhas e cabelos.
Quais os alimentos que mais contribuem com o aparecimento da celulite? Em primeiro eu coloco o açúcar e doces em geral. Também contribuem para o surgimento da celulite o excesso de produtos industrializados, excesso de frituras e gorduras trans, má absorção de nutrientes, entre outros. Fica a dica: Quanto mais natural e orgânica for a alimentação, mais benefícios você trará para sua pele.
Temos que comer frutas, verduras e legumes. Os agrotóxicos nesses alimentos podem prejudicar a saúde estética? O uso de agrotóxico sempre vai acabar comprometendo, mas os produtos industrializados interferem muito mais, prejudicando a absorção dos alimentos. Quanto mais orgânica for a alimentação, mais benefício vai trazer para o organismo e para uma pele maravilhosa, desinflamando o organismo como um todo, beneficiando a saúde e equilibrando o metabolismo. Uma alimentação inadequada, rica em produtos industrializados, a falta de atividade física, hormônios descontrolados, microbiota intestinal comprometida, entre outros fatores, contribuem para o surgimento da celulite, estrias e envelhecimento da pele.
O aparecimento de acnes (espinhas) está relacionada também com a microbiota intestinal? Sim. A acne é uma disbiose da pele, está relacionada com o desequilíbrio da microbiota intestinal. Assim como temos bactérias positivas e negativas no intestino, também temos na pele. A acne vem de um desequilíbrio nutricional de gorduras, sebo, e também de muitos minerais que absorvemos. Esses nutrientes não conseguem chegar até a pele porque a microbiota intestinal está comprometida. O açúcar refinado, doces em geral, leite e seus derivados e produtos industrializados pioram o quadro de acne. O tratamento deve ser de dentro para fora, onde devem ser corrigidos esses erros metabólicos, equilibrando o organismo.
É verdade uma maior ingestão de proteína melhora a celulite? Somente a proteína não. Muitas pessoas se sobrecarregam de suplementos como wey protein e acham que vão ter um bom resultado. Ou usam somente o colágeno hidrolisado, ou comem gelatina, achando que vão ter a pele firme e bonita. Esses processos isolados não funcionam. Eu preciso de um conjunto de micronutrientes associados, uma alimentação rica em antioxidantes, consumo diário de folhas verde-escuras, consumo diário de gorduras boas, mastigação, digestão e absorção adequada, uma microbiota intestinal perfeita, ciclo menstrual regulado, hormônios equilibrados, atividade física adequada para o organismo.
Em que alimentos posso encontrar esses antioxidantes? Nos alimentos como o goji berry, cenoura, moranga, frutas e verduras vermelhas e roxas, curcumina, cacau em pó, chá verde e entre outros.
O ômega 03 ajuda no tratamento da celulite? Sim, acrescentar alimentos como linhaça, óleo de linhaça, gorduras boas como abacate, castanhas e nozes, azeite de oliva e outros são alimentos anti-inflamatórios ajuda a melhorar o quadro de celulite.
A drenagem linfática ajuda no tratamento da celulite? Sim, mas devemos ter uma alimentação equilibrada, microbiota intestinal adequada, hormônios regulados e uma atividade física adequada para o nosso organismo.
O processo de desintoxicação ajuda a reduzir a celulite? Sim pode ajudar. Mas não é somente tomar o suco verde. Eu preciso do mínimo 44 nutrientes conhecidos para fazer sua função no organismo. Devemos trabalhar o equilíbrio do organismo como um todo. Com certeza a nutrição tem um impacto importante sobre a celulite, estrias, acne e envelhecimento da pele. Uma alimentação individualizada, um exercício adequado, uma ótima hidratação para o organismo, com certeza vão trazer benefícios para a saúde. Fica a dica: “CUIDE BEM DO SEU CORPO”.

Produção: Michele Dagnese e Ana Paula Trentin- Nutricionistas da secretaria da Saúde.