19/12/2017
Projeto de alfabetização envolve as crianças e suas famílias
Postado por: Secretaria da Educação
Projeto de alfabetização envolve as crianças e suas famílias

No último dia 8 de dezembro, a turma do pré-escolar IIB da escola Imaculada Conceição teve uma bela surpresa.
Uma festa marcou a data. Porém, uma festa diferente, de estímulo ao saber, descobrir, aprender, ler e escrever. O auditório da escola foi palco para a festa de aniversário do Senhor Alfabeto, com a presença dos familiares e da equipe gestora.
O Senhor Alfabeto, foi o mascote da turma, apresentado pela professora Patrícia Zanchin, no início das atividades do segundo semestre, quando começou o trabalho pedagógico com as letras do alfabeto, para os educandos irem ludicamente se familiarizando com o processo de alfabetização.
A história do aniversário do Senhor Alfabeto deu base ao trabalho, pois neste ano a escola completou seus 25 anos e também aniversariou.
As crianças amaram a experiência de levar o mascote para casa, acompanhado com uma letra correspondente, para ele visitar os lares, as família e conhecer as rotinas dos alunos. Em contrapartida, a volta do Senhor Alfabeto era marcada com um presente, que a família escolhia em sua casa, desde que iniciasse com a letra que acompanhou o mascote.
Tudo foi registrado pelas famílias, com fotos e relatos descritivos no caderno de registro, que acompanhava a mala do Senhor Alfabeto em suas pequenas viagens.
As visitas eram sorteadas entre os educandos e isso gerava mais expectativa e felicidade ao ouvir o nome de quem seria o próximo a ter a companhia do Senhor Alfabeto por um dia.
O projeto alcançou muitos objetivos, pois a ludicidade, a simbologia e o significado por eles apresentados para cada letra do alfabeto, fez com que muitos educandos já desenvolvessem habilidades para a decodificação do código escrito, percebido na avalição dos níveis de escrita detectados nos pareceres avaliativos finais.

Nas fotos, alguns registros deste lindo projeto.