Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
13/12/2017
Guaporé adere ao Sistema de Segurança Integrada do Rio Grande do Sul
Postado por: Secretaria deSegurança Pública e Trânsito
Guaporé adere ao Sistema de Segurança Integrada do Rio Grande do Sul

O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) iniciou suas atividades e ganha a adesão de cada vez mais municípios.
A assinatura do termo de cooperação, por Guaporé, estabelece as obrigações mútuas, do Estado e dos parceiros.
Entre as possibilidades de cooperação, a partir da adesão ao SIM/RS, estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnológicas, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.
“Desde o primeiro dia de Governo até o último estaremos empenhados em fortalecer as forças da segurança pública, apoiar nossos valorosos servidores, proteger a comunidade da violência, drogas e todos os males que atingem até mesmo os pequenos municípios gaúchos. Acreditamos na força da união. Mesmo sendo responsabilidade legal do Estado, não podemos nos isentar da nossa responsabilidade como governantes, como cidadãos. Muitas boas notícias virão em 2018 na área da segurança em Guaporé, e uma delas já é realidade. Bons frutos virão”, afirmou o prefeito Valdir Fabris, representante do município na solenidade junto ao Governador José Ivo Sartori, secretário de Segurança do RGS César Schirmer e demais autoridades.

Conheça o SIM
O Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM) foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Rio Grande do Sul.

O SIM está calcado em cinco vetores de integração: prevenção; operações; tecnologia; inteligência e informações; e ressocialização e sistema penitenciário. O sistema permitirá ao Poder Público prover melhor atendimento ao cidadão na área da segurança pública, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.

O SIM é um processo contínuo. A estrutura base foi definida pela SSP, mas segue sendo aperfeiçoada a partir das contribuições dos municípios e das ações bem-sucedidas já realizadas em parceria.