21/11/2017
Granizo destrói parreirais e lavouras de milho na Linha Félix da Cunha
Postado por: Secretaria da Agricultura
Granizo destrói parreirais e lavouras de milho na Linha Félix da Cunha

A chuva de granizo que caiu por alguns minutos com grande intensidade em diferentes áreas da região atingiu com maior gravidade a linha Félix da Cunha, na divisa de Guaporé com Dois Lajeados.
Alguns agricultores contabilizam os prejuízos nas lavouras de milho e nos parreirais de uva. Estragos de grande monta, com perdas totais em diversas propriedades, foram registrados em menos de 30 minutos em que o mau tempo se estabeleceu por volta das 12h30min da terça-feira, dia 21 de novembro.
Dezenas de hectares de parreiras e milho foram afetados, com algumas famílias contabilizando perdas de 100%.
“Estamos ainda verificando a situação dos produtores atingidos e junto com as entidades ligadas ao setor procuramos minimizar os prejuízos, mas principalmente dar força a esses agricultores que perderam uma safra inteira. O Poder Público é responsável pela verificação das condições das estradas, se há alguma obstruída, garantir o direito de ir e vir. Como secretaria da Agricultura estamos aqui para dar o suporte e apoio necessário. Cada produtor tem sua história, alguns têm seguro, mas o que o produtor quer é plantar e colher. Perder toda uma produção é realmente muito triste”, lamenta o secretário Leo Pandolfo.
As autoridades ainda fazem visitas aos locais mais afetados. Entre as propriedades atingidas as das famílias Baséggio, Scalco, Matiello e Suave.