21/11/2017
“Cirandas Pedagógicas” promovem diálogo e trocas de experiências
Postado por: Secretaria da Educação
 “Cirandas Pedagógicas” promovem diálogo e trocas de experiências

“Cirandas Pedagógicas” promovem diálogo e trocas de experiências nas escolas
Durante o ano de 2017, a secretaria de Educação realizou um projeto piloto inovador para as reuniões pedagógicas das escolas infantis.
O Projeto chamado de “Círculos Restaurativos de Diálogo Pedagógicos” iniciou na Escola Municipal de Ensino Infantil Mônica, foi aplicado pela Educadora Berenice P. Romanzini, de forma voluntária, envolvendo os educadores: gestores, professores, monitores, mudando as perspectivas e o olhar para as reuniões pedagógicas das escolas infantis, tornando as reuniões mais leves e com espaço de escuta sensível.
A secretária de Educação Veridiana Tonini, a Coordenadora Pedagógica Cláudia Nervis apostam nos círculos de diálogos restaurativos, ampliando, futuramente para outras escolas e também para os responsáveis pela cozinha, limpeza, pais e todos os envolvidos com os pequenos cidadãos em formação.
Os círculos foram realizados em quatro encontros em forma de oficinas com vivências e brincadeiras que fortaleceram o diálogo e a reflexão entre os participantes.
As avaliações foram positivas e ressaltaram a importância de terem um tempo para que os colegas pudessem se conhecer melhor e com isso tornar a convivência mais harmoniosa e solidária.