Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
20/11/2017
Programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural foi apresentado
Postado por: Secretaria da Agricultura
Programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural foi apresentado

Para que a sucessão rural ocorra, também são necessárias políticas públicas de apoio aos jovens rurais. Pensando nisso, o município de Guaporé instituiu o Programa de Incentivo ao Jovem Empreendedor Rural (Lei nº 3836/2017), que foi apresentado às cerca de 100 pessoas que participaram do 2º Encontro Municipal de Juventude Rural, realizado na tarde de terça-feira, dia 14 de novembro, no Centro de Convivência do Idoso.
O evento, que também contou com a apresentação dos resultados do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), que é executado pela Emater/RS-Ascar, e com a inauguração do Pavilhão da Agricultura Familiar, foi promovido pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, Prefeitura, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Para apoiar ainda mais os jovens empreendedores que atuam no meio rural, incentivando o aumento da produção e da renda familiar, fortalecendo as iniciativas diferenciadas para o setor, o município criou uma lei, que foi apresentada pelo secretário da Fazenda, Celso Grando. Por meio dela, o município reembolsará, para os jovens que se enquadrarem nas normas, 15% das despesas do financiamento através do Pronaf (Pronaf Investimento – Linha Mais Alimentos), concedidos para empreendimentos que não ultrapassem R$ 100 mil.
É um projeto pioneiro que chama atenção e serve de modelo para outros municípios interessados em fortalecer o setor primário, auxiliar o jovem a empreender, investir e qualificar a propriedade, permanecer ou voltar para o interior.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados e com o interesse tão grande de tantos jovens neste projeto. Tenho certeza que estamos começando uma história e uma parceria que renderão excelentes frutos para Guaporé”, disse o prefeito Fabris, no evento.