Guapore - Inicial  
Tempo
Pesquisar:   Acessibilidade A1 A2 A3
Serviços:               Portal da Transparência:
Declaração
Eletrônica ISS
 
Nota Fiscal Eletrônica
de Serviços
 
Portal
Municipal
 
Edital de Concurso Público
 
Prefeitura Transparente
 
Serviço de Informações
ao Cidadão
 
Portal da
Transparência
Home
NOTÍCIAS
13/11/2017
Qualidade de vida: educação nutricional na escola
Postado por: Secretaria da Saúde
Qualidade de vida: educação nutricional na escola

Procurando despertar seus alunos para uma reeducação alimentar com consumo de alimentos saudáveis, mantendo hábitos de higiene e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde de forma atraente, lúdica e educativa, a escola Dr. Jairo Brum desenvolveu no mês de outubro com os alunos da pré-escola A e B, juntamente com as professoras Katiane e Merediane e a monitora Rosimeri atividades que contemplaram uma melhor qualidade de vida para seus alunos.
Os educandos construíram a pirâmide alimentar com rótulos de alimentos consumidos pelos alunos e familiares durante uma semana, montou-se um gráfico com a fruta preferida de cada aluno. Houve também a visita de profissionais da saúde para orientar a higiene bucal e mostrar a importância da escovação correta.
Para finalizar as atividades, a nutricionista da Secretaria Municipal da Saúde de Guaporé Ana Paula Trentin, esteve presente na escola para realizar uma atividade de educação nutricional com os alunos da pré-escola, a convite das professoras. A atividade foi bem dinâmica, os alunos assistiram ao vídeo educativo “O que é que a comida tem?”, após coloriram figuras de alimentos variados e por fim foram coladas as figuras em um cartaz. O intuito foi de explicar às crianças que se ingerirem uma alimentação variada estarão ingerindo vitaminas e minerais para ficarem fortes, inteligentes e bem nutridas.
A nutricionista Ana Paula enfatiza que uma alimentação saudável, variada e equilibrada é de extrema importância em todas as fases da vida. Na infância, a alimentação é importante para o crescimento e desenvolvimento da criança, suprindo a necessidade diária de energia para a criança realizar todas as atividades e estar bem nutrida. É importante ressaltar que é nessa fase que se formam os hábitos alimentares, ou seja, aprendem a gostar ou não de certos alimentos. Vejo que a escola é um meio que contribui para a formação das crianças, para tanto, essa abordagem auxilia na formação dos hábitos alimentares.
As Professoras agradecem os familares e os profissionais da saúde pela participação nas atividades realizadas.
Os projetos contam com apoio do secretário da saúde e vice prefeito Adalberto Bastian que afirma “construir uma comunidade saudável é implantar bons hábitos na população, prevenindo e evitando muitas doenças”.