03/11/2017
Educação: Oportunidade de graduação e especializações gratuitas
Postado por: Secretaria da Educação
Educação: Oportunidade de graduação e especializações gratuitas

Uma grande oportunidade de graduação e especialização gratuitas chega aos professores e monitores da Rede Municipal de Ensino. Através da inscrição da secretaria de Educação no programa Federal, os profissionais têm a oportunidade de estudar e buscar qualificação de forma gratuita.
Como?
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu, nesta semana, as inscrições para professores da educação básica e monitores/assistentes da Educação Infantil cadastrarem seus currículos na nova plataforma Freire e solicitar vagas em cursos do Programa de Formação Inicial e Continuada para Professores da Educação Básica (Profic), que será lançado até o final do ano. O cadastro deve ser feito até o dia 1º de dezembro de 2017, por meio do link https://freire2.capes.gov.br. O novo programa vai atualizar o modelo do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), criado em 2009 e vigente até o momento.
A Plataforma Freire oferece opções de cursos de acordo com o perfil de cada profissional, considerando as informações do currículo referente à sua formação acadêmica e atuação profissional. Assim, aqueles professores que atuam nas áreas ou etapas para as quais já possui formação adequada, não terão acesso à solicitação de vagas.
Além disso, neste momento, somente profissionais que atuam em sala de aula poderão fazer solicitação de vaga.
Os cursos disponibilizados na Plataforma para solicitação de vagas para 2018 são os seguintes:
• Cursos de formação inicial (licenciaturas) nas áreas de matemática, língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola, educação física, química, física, biologia, ciências, história, geografia, pedagogia e artes; e
• Cursos de especialização lato sensu nas áreas de: Educação Infantil, Alfabetização, Ensino da Matemática e Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental e Língua Portuguesa para os Anos Finais do Ensino Fundamental.
Maiores informações junto à secretaria de Educação de Guaporé.